Secretário confirma surto de gripe e 35 hospitais estão aptos a atender no PI
09/05/2018 08h04Fonte Cidadeverde.com
O secretário de saúde do Estado, Florentino Neto, confirmou na última terça-feira (8) que o Piauí vive um surto de gripe. Segundo ele, ações estão sendo tomadas para que a situação não avance para uma epidemia. Só em Teresina, de acordo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), são 32 casos de H1N1. Uma pessoa morreu. A Sesapi divulgou hoje o número de 15 no Piauí, seguindo protocolo do Ministério da Saúde.
“Os infectologistas avaliam que nós temos um surto. Não temos ainda a confirmação de uma situação epidêmica. Temos esse surto e estamos tomando todas as providências para contenção. Temos que reconhecer que o SUS é tripartite e que cada um tem sua função: a Sesapi; o Ministério da Saúde e as secretarias municipais. O apoio conjunto resulta no controle da situação”, disse ao Cidadeverde.com.
De acordo com o gestor, 35 hospitais da rede estadual estão preparados para atender a população. “Estamos com toda a nossa rede hospitalar orientada a atender os casos que possam ser suspeitos de H1N1 e encaminhar os pacientes para o diagnóstico”, disse, lembrando da rede Sentinela.
“Os hospitais da rede sentinela são referência por possuírem UTI e, como aumentamos o número de leitos de UTI, vamos ampliar o número de hospitais”, destacou.
Segundo Florentino Neto, todo o trabalho de prevenção está sendo feito no Estado. “Nós estamos atuando em apoio aos municípios com distribuição de vacina, seringas. Estamos atuando no sentido de monitorar e avaliar a execução do trabalho de imunização da população, o público-alvo. Estamos acompanhando o cumprimento das metas estabelecidas pelo ministério. Estamos divulgando os boletins dando total transparência à população”, declarou.
O próximo passo é uma parceria com a Secretaria de Educação para disseminar informações sobre como se prevenir da doença nas escolas. “Estamos nos articulando com a Seduc e secretarias municipais de saúde para, através do programa saúde na escola, a gente disseminar as medidas necessárias para prevenção dessa doença”, finalizou.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook