Secretário Daniel Oliveira pede orações pela paz no sistema prisional do PiauÃ
24/09/2017 11h05Fonte Cidadeverde.com
O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, está convocando internautas para uma corrente de oração pela paz no sistema prisional do Piauí. Em postagem feita nas suas redes sociais, o gestor pede que, das 12h às 12h15 deste domingo (24), as pessoas orem e se unam "a favor do bem".O apelo do gestor é feito depois do registro de recentes tumultos nas penitenciárias do Estado. As confusões estão ocorrendo após a deflagração da greve dos agentes penitenciários, que está impendido a entrada de visitantes com sacolas nas unidades prisionais.
A postagem do secretário já tem mais de 2 mil curtidas, 91 compartilhamentos e é seguida por comentários de internautas que apoiam a iniciativa do gestor. "Muito louvável essa atitude do secretário de Justiça", escreveu uma mulher.
Imagem: Reprodução
Nova operação
A secretaria estadual de Justiça deu início, neste domingo (24), a quarta fase da Operação Habitar. Desta vez, a ação está sendo desenvolvida na Penitenciária Mista de Parnaiba, no litoral do Estado.
No sábado (23) mais de 60 detentos da unidade se recusaram a voltar para celas ao tomarem conhecimento que hoje não seria permitida a entrada de visitantes com encomendas para eles. Os presos aproveitaram o banho de sol para iniciarem um princípio de motim.
Com a quarta fase da operação Habitar, a Sejus busca evitar que os presos de Parnaíba ou mesmo de qualquer outra unidade prisional causem motins e outros distúrbios, semelhantes aos que os presos de Floriano fizeram semana passada na Penitenciaria Vereda Grande, quando o comando de greve não permitiu a entrada das visitas com suas sacolas aos visitados.
A determinação do Tribunal de Justiça, proferida no dia 14 deste mês, obriga o comando de greve a voltar ao atendimento regular nos presídios. Vilobaldo Carvalho, diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, disse que a categoria está cumprindo o que determina a Lei de Execuções Penais e a decisão do TJ.
"O que não estamos permitindo é a entrada de sacolas. Isto não é direito. É uma regalia. O Estado está se ajoelhando para reivindicações para o crime", rebateu Vilobaldo.
A greve dos agentes penitenciários foi deflagrada no último dia 11. A paralisação da categoria tem com objetivo conseguir reajuste salarial e melhoria nas condições de trabalho, dentre outros pontos.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook