Segurança implanta Patrulha Cidadã e reforça atuação do Corpo de Bombeiros no litoral
26/12/2024 16h26Fonte Governo do PiauÃ
O compromisso da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, por meio das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, em operações de prevenção e combate ao crime realizadas no litoral piauiense vem aumentando a sensação de segurança da população regional. Em 2024, diminuíram as mortes violentas, aumentaram as operações de combate ao tráfico de drogas, a região ganhou mais proteção com a sede da Patrulha Cidadã e o Corpo de Bombeiros recebeu reforços efetivos e tecnológicos.De acordo com o delegado Ayslan Magalhães, para o combate à criminalidade, foram realizados investimentos em inteligência e operações estratégicas em conjunto com as polícias Civil e Militar, mostrando que as forças armadas estão realizando um trabalho sério de segurança no litoral. “Contamos com o apoio da população para desarticular a organização criminosa e a atuação de atividades ilícitas, lavagem de dinheiro e o combate ao tráfico, para restaurar a paz social da sociedade da região litorânea”, comenta o delegado.
De janeiro a novembro deste ano, a Polícia Civil realizou quase 400 buscas e prisões nas cidades de Parnaíba, Buriti dos Lopes e Cocal. Nessas três cidades, foram registradas mais de 36 operações de combate ao tráfico de drogas, cumpridas 179 buscas e feitas 203 prisões. Nessas operações, foram retiradas de circulação seis armas de fogo, recuperados 107 celulares, 39 veículos, além de tirar de circulação substâncias químicas tóxicas e balanças de precisão.
Nesse mesmo período, foram abertos 118 inquéritos policiais para investigação de crimes e coleta de evidências, foram feitos 79 autos de prisão em flagrante, sete atos infracionais realizados por menores de 18 anos e cinco termos circunstanciados de ocorrência.
Imagem: DivulgaçãoDe janeiro a novembro deste ano, a Polícia Civil realizou cerca de 400 buscas e prisões nos municípios de Parnaíba, Buriti dos Lopes e Cocal.
PM
A Polícia Militar também vem realizando operações importantes na região, intensificando as rondas ostensivas, operações de blitzen, barreiras, bloqueios e abordagem a pessoas suspeitas. Atualmente, com a base do comando instalada em Cajueiro da Praia, foram presas oito pessoas, cinco armas de fogo, sendo três pistolas, um revólver calibre .38 e uma espingarda calibre .12, além da apreensão de mais de três quilos de maconha, 500 gramas de cocaína e muitas pedras de crack.
“Vamos continuar em Barra Grande até averiguarmos in loco que a situação estará bem melhor”, comenta o coronel Erisvaldo Lima.
Uma das conquistas da Polícia Militar foi, em janeiro de 2024, a sede da Patrulha Cidadã, contando com 35 policiais militares, cinco viaturas e uma van, destinados a cobrir toda a extensão dos Tabuleiros Litorâneos. Essa sede vem potencializando a segurança e o patrimônio público e privado com policiamento preventivo e repressivo.
Para a região, foi aprovada também a implantação de um novo e robusto projeto de videomonitoramento, que será feito nas cidades de Teresina e Parnaíba. O projeto contará com a instalação de mais de 600 câmeras de alta tecnologia, abrangendo recursos avançados como reconhecimento facial, leitura de placas veiculares, visão noturna e detecção de comportamentos suspeitos.
Segurança na água: Bombeiros intensificam atendimentos aquáticos
Em 2024, além de um prédio com melhor estrutura, o Corpo de Bombeiros ganhou reforços tecnológicos, além de efetivo para salvar vidas no litoral do Piauí. A corporação da região agora está contando com equipamentos como motonáutica, barcos, motores de popa e materiais de salvamento. As conquistas foram importantes para a região.
Até o dia 1º de dezembro, entre as ocorrências de atendimento de afogamento, foram feitas 10 buscas por cadáveres, 21 de afogamento e 29 operações de prevenção aquática. Durante os serviços de prevenção, foram feitas 121 orientações, 73 advertências, buscas de 8 crianças perdidas, 15 acidentes com animais marinhos, além de 12 atendimentos pré-hospitalares, e ainda com atolamento de 4 veículos e 6 outras ocorrências.
Segundo o Major Christian, esses números foram possíveis graças ao aumento do efetivo, que possibilitou o aumento da prevenção e, consequentemente, a diminuição de acidentes.
Para o mês de dezembro, a Corporação vai intensificar os postos de guarda-vidas nas praias da Pedra do Sal, Atalaia, Coqueiro, Arrombado e Barra Grande.