Segurança: Piauí registrou 32 ocorrências durante as eleições municipais

07/10/2024 20h21


Fonte ClubeNews

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí contabilizou 32 ocorrências durante as eleições municipais de 2024 no estado. Segundo o órgão, foram registrados 10 casos de violação de sigilo de voto, quatro de desobediência, cinco casos de boca de urna (distribuição de santinhos), três de transporte irregular de eleitores, uma ocorrência envolvendo milícia privada, um caso de compra de voto e um de corrupção eleitoral.

Além disso, houve o cumprimento de um mandado de prisão, uma prisão em flagrante, quatro apreensões de material de campanha e um caso de desordem.

As ocorrências foram registradas nos municípios de Alegrete do Piauí, Aroeiras do Itaim, Assunção do Piauí, Bocaina, Beneditinos, Campo Maior, Castelo do Piauí, Cristalândia, Fronteiras, Geminiano, Itainópolis, Marcolândia, Matias Olímpio, Miguel Alves, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Ribeiro Gonçalves, Santo Antônio de Lisboa, São Miguel da Baixa Grande, União, Várzea Grande e Valença do Piauí.

O delegado-Geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, destacou que o processo eleitoral em Teresina ocorreu de forma tranquila, sem registro de ocorrências.

“O caso mais grave ocorreu na cidade de Santo Antônio de Lisboa com o registro da atuação de milícia privada, onde foram identificados dois policiais penais do estado de Pernambuco e um policial militar do estado do Maranhão, acusados de promover desordem durante o processo eleitoral”, pontuou Luccy Keiko.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, as tropas da PM foram enviadas para os municípios com o objetivo de garantir a presença física nos locais de votação, além da realização do policiamento ostensivo. “Nesse contexto, a operação Eleições se destaca como a maior iniciativa da Polícia Militar, demonstrando o compromisso com a segurança e a ordem”, pontuou o comandante.

O superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, destacou que as forças de segurança pública garantiram um processo eleitoral democrático, permitindo que os cidadãos exercessem plenamente sua cidadania.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, eleitoral, processo