Segurança quer desocupação pacífica do terminal de petróleo nesta segunda

28/05/2018 07h45


Fonte Cidadeverde.com

Os motoristas de aplicativo continuam bloqueando a entrada do terminal de petróleo na zona Sudeste de Teresina, em apoio à greve dos caminhoneiros, na manhã desta segunda-feira (28). Hoje é o sétimo dia de paralisação dos caminhoneiros no Piauí.

Em reunião realizada na noite de domingo (27), a Secretária Estadual de Segurança Pública informou que, cumprindo a requisição do Ministério Público Federal, notificou os representantes dos movimentos grevistas, especialmente, em relação ao terminal de Petróleo de Teresina para que saiam pacificamente.

“A notificação para desocupação pacífica será até às 08h desta segunda-feira (28), por isso, ainda não tem polícia lá. Nós esperamos que saíam sem precisar da força. Caso isso não aconteça, às 9 horas vamos reunir o Gabinete de Gerenciamento de Crises que une todas as forças policiais para avaliar como será feita a retirada deles de lá”,
afirmou o secretário de Segurança, Rubens Pereira. A reunião acontecerá no Palácio de Karnak.

Em nota, a Associação Nacional do Transporte de Carcas e Logística, Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga e Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas divulgaram que a paralisação em apoio aos caminhoneiros está chegando ao fim.

“O governo está promovendo ações para acabar com os bloqueios nas estradas brasileiras, o que deve ocorrer nas próximas horas. (....) Assim, é imprescindível um grande empenho de todos os dirigentes das entidades sindicais entrando em contato com as empresas de suas bases e mobilizando todos os empresários para colocar a frota de veículos rodando nas estradas assim que os bloqueios terminem”, ressalta a nota.

Decreto de Emergência

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), decretou situação de emergência no município após reunião no final da tarde deste domingo (27). Também foi criado um comitê de gerenciamento de crise no gabinete do gestor, no Palácio da Cidade. O motivo é a crise provocada pela falta de combustíveis em meio a greve dos caminhoneiros.

Firmino Filho informou que os esforços serão concentrados para garantir a manuntenção dos serviços essenciais para a população a partir desta segunda-feira (28), como saúde, educação, coleta de lixo e transporte público.

Transporte público

Por conta da falta de combustível, só metade da frota do transporte coletivo deve circular. A prefeitura autorizou a circulação do transporte alternativo. Veículos particulares poderão ser cadastrados na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) - avenida Pedro Freitas 1227, bairro Vermelha, zona Sul.

“O decreto em situação de emergência é para permitir a continuidade dos serviços públicos essenciais no âmbito do município. O Comitê irá se reunir hoje para monitorar todos os serviços que estão sendo realizados. A nossa principal preocupação agora é o transporte coletivo, estamos trabalhando com 50% da frota”
, explicou a procuradora do município, Geórgia Nunes.

Postos, Ceasa e Supermercados

Nesta segunda-feira (28), os motoristas continuam em busca de postos com combustível para conseguir abastecer os tanques. Muitos postos já estão desabastecidos desde sexta-feira (25) devido a grande demanda. Na Ceasa e em muitos supermercados, de pequeno e grande porte, já estão registrando a falta de algumas mercadorias.