Sejus reforça segurança nas penitenciárias com munição e novos equipamentos

21/01/2016 16h25


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) entregou, nesta quinta (21), em solenidade na Penitenciária Irmão Guido, seis mil munições de elastômero (balas de borracha), 150 sprays de pimenta, 150 explosivos de gás lacrimogêneo e 50 granadas de luz e som. O material, um investimento de R$ 230 mil, será distribuído em 15 penitenciárias.

No final do ano passado, a Sejus entregou 20 espingardas calibre 12 para as unidades prisionais e equipamentos como scanners raio-X, pórticos e raquetes detectoras de metais. Além disso, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira Valente, já autorizou a aquisição de mais equipamentos, como pistolas calibre 40, carabinas calibre 40, metralhadoras, fuzis calibre 556, coletes balísticos e capacetes.

“Estamos dotando o sistema prisional com todo o aparato tecnológico que garanta a segurança dos servidores da Secretaria de Justiça, dos próprios custodiados e da comunidade, respeitando as diretrizes da política de direitos humanos. Já autorizamos a aquisição de mais equipamentos e continuamos avançando na meta de dar mais segurança à população piauiense”, pontua Daniel Oliveira.

Imagem: Israell RêgoEntrega de munição para penitenciárias do Piauí.(Imagem:Israell Rêgo)

O agente penitenciário Wilson Pereira da Rocha, que trabalha na Penitenciária Mista de Parnaíba, destaca as iniciativas da Secretaria de Justiça ao equipar os agentes e demais servidores para melhor atuar nas unidades prisionais. “Estou há 26 anos no sistema e esse momento está sendo único, mais uma força para os agentes penitenciários, melhorando nossa segurança”, afirma.

Segundo o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus, os novos equipamentos são tecnologia de ponta autorizada pelas forças de segurança pública e pelos órgãos de direitos humanos. “A Sejus tem investido na recuperação de estrutura, capacitação de pessoal e dando condições ao agente para que ele possa fazer seu serviço com segurança”, diz.

Imagem: Israell RêgoEntrega de munição para penitenciárias do Piauí.(Imagem:Israell Rêgo)

Reforma da Penitenciária Irmão Guido


A Secretaria de Justiça também já anunciou o processo licitatório para reforma da Penitenciária Irmão Guido. Dentre os pontos da reforma, o piso será substituído de concreto para piso industrial de alta resistência e serão contemplados os pavilhões, celas, guaritas e outras áreas da unidade. Em 2015, a Sejus também reconstruiu a cozinha e reformou a parte administrativa da Guido.