Série a Batalha do Jenipapo é lançada no Palácio de Karnak
18/10/2022 15h00Fonte cidadeverde.com
A direção da série “Jenipapo - A Fronteira da Independência” fez uma exibição especial nesta terça-feira (18) no Palácio de Karnak, fazendo parte das comemorações alusivas aos 200 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil.
A série inédita será exibida na TV Cidade Verde no próximo sábado (22), a partir das 18h15. Na quarta, Dia do Piauí, haverá uma roda de conversa com os diretores Alexandre Mello, da Framme Produções e Chico Rasta, no Teresina Shopping com entrada gratuita.
Participaram da solenidade no Karnak, a governadora Regina Sousa, o deputado estadual, Fábio Novo, o diretor do Teresina Shopping, Fernando Oliveira, o secretário Estadual de Cultura, Carlos Anchieta, o diretor presidente da TV Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, o advogado Nelson Nery Costa, que integra a Comissão Piauí 200 anos e o diretor da série, Alexandre Mello, da Framme Produções.
A série histórica conta os fatos que marcaram o dia 13 de março de 1823, a Batalha do Jenipapo ocorrida em Campo Maior no Piauí. A série ficcional tem 10 episódios de 30 minutos e terá seus episódios exibidos com exclusividade pela TV Cidade Verde durante os sábados.
“Destacamos nesse trabalho os invisíveis que ocupam grande parte da nossa história e que movimentam como tudo aconteceu. É um projeto de 11 anos, levamos seis anos para viabilizarmos os recursos, aprovar projetos e concorrer atrás de editais. E levamos três anos produzindo”, disse Alexandre Mello.
Alexandre Mello garante que o telespectador verá nas telas a reconstrução de tudo que aconteceu para a eclosão da Batalha do Jenipapo e os seus efeitos para a história do Piauí e do Brasil. “Tivemos os melhores atores piauienses, os melhores atores brasileiros que conseguimos levantar. Assim como na guerra do Jenipapo, temos muitos atores piauienses, maranhenses e cearenses, e temos alguns gaúchos, paulistas e portugueses envolvidos no processo. Como se aproxima da realidade do que verdadeiramente aconteceu na época”, pontuou.
Após assistir aos dois primeiros episódios, a governadora Regina Sousa destacou a importância da obra como uma das “mais completa tradução da nossa história”, por resgatar o papel piauiense na construção da história do Brasil, inclusive sua relevante participação nos eventos que levaram a independência do país. Para ela, a série é um trabalho que merece ser amplamente difundido entre a população, sobretudo nas escolas.
“Tenho certeza que o resultado vai agradar todo mundo, só por essa amostra que nos trouxe paisagens, imagens, fotografia e música. A população não perde por esperar para assistir na TV Cidade Verde e depois a intenção é levar para onde puder levar. Vai estar nos canais da rede e também, o mais importante, que as crianças nas escolas tenham acesso a verdadeira história”, afirmou a governadora.
O secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, disse que é mais uma obra épica que resgata a história do Piauí.
“Um prazer participar do lançamento tão representativo que mostra a luta do Piauí pela Independência”, ressaltou o secretário de Cultura.