Servidores do Detran no PI iniciam paralisação e serviços são suspensos
14/05/2014 15h58Fonte G1 PI
Servidores do Departamento de Trânsito do Piauí (Sindetran) iniciam nesta quarta-feira (14) uma paralisação por tempo indeterminado e suspenderam os serviços de vistoria, banca examinadora e fiscalização. Segundo a presidente do sindicato, Salomé dos Reis, as principais reinvidicações são reajuste salarial e a abertura de um novo concurso público para a categoria."Retiraram o nosso incremento trimestral de R$ 1.250 previsto para a abril deste ano sem nos comunicar e só ficamos sabendo ao receber o contracheque. O benefício seria uma divisão de lucro do Detran com os servidores, mas segundo o órgão não houve arrecadação suficiente nos três primeiros meses do ano. Só que a gente passa esse tempo todo esperando pelo dinheiro e agora simplesmente é cortado", explicou Salomé.
Para a presidente do Sindetran, o último concurso feito para o órgão foi em 1974 e o número de servidores não é suficiente para atender todo o Piauí. De acordo com ela, o Detran conta com 377 servidores, no entanto apenas 260 estariam trabalhando porque os demais estão de licença médica, férias ou afastadados.
"Estivemos reunidos com o diretor do Detran, Jeová Alencar, que prometeu conversar com o governador José Filho sobre a nossa situação. Até que nada seja resolvido vamos continuar o movimento", declarou.
Em nota, o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) informou que levará as demandas da categoria para a apreciação do governador José Filho.
Sobre as queixas de cortes nas gratificações variáveis, o Detran-PI informou que o incremento é pago a cada três meses de acordo com a arrecadação do órgão. Com a redução das taxas cobradas pelo Detran-PI, os servidores deixaram de receber a gratificação variável esse mês.
“Não houve corte. Esse cálculo é feito quatro vezes por ano, de três em três meses, e havendo aumento da arrecadação do Detran-PI, repassaremos esse valor aos servidores”, destacou o diretor Jeová Alencar.
Em relação ao Plano de Cargos e Salários, o Detran-PI informou que está aguardando a apreciação do governo estadual. Já em relação à reivindicação pela realização de um concurso público, o diretor destacou que a solicitação será feita ao governador.
“Não sabemos se haverão condições financeiras ou tempo hábil para aprovar e realizar o certame este ano, mas essa é uma reivindicação necessária e que apoiamos”, frisou Jeová Alencar.