Sesc Beira Rio promove conversa sobre alusão a data emblemática que marca a Abolição da Escravatura
07/06/2024 11h18Fonte Assessoria de Comunicação
Na trama do tempo, um contínuo 13 de maio de lutas. Em alusão a data emblemática que marca a Abolição da Escravatura no Brasil, o TSPI (Trabalho Social com a Pessoa Idosa) do Sesc Beira Rio, promoveu a roda de conversa “Combate ao Racismo”, com a participação do grupo de pessoas idosas e também dos colaboradores e clientes da Unidade.Na ocasião foram debatidas formas de enfrentar o racismo que ainda se encontra enraizado em nossa sociedade. A conversa contou com a participação do historiador, escritor e poeta, Marciano Gualberto, que falou sobre o processo histórico de colonização escravista a qual o nosso país fez parte e o reflexo disso no mundo.
Imagem: DivulgaçãoSesc Beira Rio promove conversa sobre alusão a data emblemática que marca a Abolição da Escravatura.
A enfermeira e colaboradora do TSPI, Andrezza Pimentel, falou sobre a importância da política de cotas em nosso país e os desafios para a efetiva reparação histórica e inclusão direcionados à população negra, quilombola e indígena.
Enfatizando o racismo estrutural, o cliente José Soares, o mestre professor da rede estadual de ensino, relatou a dificuldade da sociedade em ver o negro em posições que antes eram ocupadas apenas pelos brancos.
As falas foram diversas, desde relatos de clientes e colaboradores sobre casos de racismo, até opiniões contrárias à política de cotas, mas tudo em um ambiente diverso e pacífico.
Encerrando a conversa, a gerente do Sesc Beira Rio, Janaína Moura, com palavras sobre a importância de mais ações que visem o combate ao preconceito racial.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui