Sessão especial na Assembleia vai discutir o programa Mais Médicos
08/08/2013 13h10Fonte ALEPI
Representantes de várias entidades médicas - Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos do Piauí, Associação Piauiense de Medicina – vão participar de sessão especial na próxima segunda-feira (12), às 9h no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, para discussão do Programa Mais Médicos, que tem recebido duras críticas dos profissionais e estudantes de Medicina em todo o país.Após uma manifestação pacífica realizada no Palácio Petrônio Portela, como parte da Marcha dos Médicos, integrantes dos Centros Acadêmicos das universidades Facid, Novafapi, Uespi e Ufpi foram recebidos nesta quinta-feira (8) no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, quando pediram o apoio dos parlamentares ao movimento nacional contra o Programa Mais Médicos, proposto pelo Ministério da Saúde.
“Estamos buscando uma posição dos nossos deputados, estaduais e federais, dos senadores, sobre esse programa que é nocivo aos médicos e principalmente para a população”, explicou Wilston Filho, do C.A. da Facid.
“O governo federal exige o sacrifício dos médicos sem contrapartida, sem garantir o mínimo de estrutura para o atendimento aos pacientes”, lamentou Tererê.
O presidente Themístocles Filho ouviu os estudantes e propôs a realização de uma sessão especial com os deputados, quando seriam ouvidas todas as instituições e entidades profissionais sobre o Programa Mais Médicos.
“Vamos realizar uma discussão mais aprofundada, para definição de uma posição conjunta dos deputados. É mais importante para o movimento uma posição da Alepi como um todo do que opiniões isoladas de um ou outro deputado”, argumentou o presidente. "Após o debate, vamos encaminhar um expediente à nossa bancada e ao Congresso informando da posição do Piauí sobre esse tema".
Além de Themístocles Filho, participaram da audiência os deputados Tererê (PSDB), Evaldo Gomes (PTC) e Flávio Júnior (PDT), e os estudantes Leonardo Lino, Maylson Moura, (Ufpi), Mateus Vilar, Giselle Carvalho, Wilton Filho (Facid), Inara Magalhães, Lorena Soares (Novafapi), André Ramos, Alisson Brito, Lucas Henrique Sousa (Uespi).