Sessão especial na Assembleia vai discutir o programa Mais Médicos
08/08/2013 13h10Fonte ALEPI
Representantes de várias entidades médicas - Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos do Piauí, Associação Piauiense de Medicina – vão participar de sessão especial na próxima segunda-feira (12), às 9h no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, para discussão do Programa Mais Médicos, que tem recebido duras críticas dos profissionais e estudantes de Medicina em todo o país.Após uma manifestação pacífica realizada no Palácio Petrônio Portela, como parte da Marcha dos Médicos, integrantes dos Centros Acadêmicos das universidades Facid, Novafapi, Uespi e Ufpi foram recebidos nesta quinta-feira (8) no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, quando pediram o apoio dos parlamentares ao movimento nacional contra o Programa Mais Médicos, proposto pelo Ministério da Saúde.
“Estamos buscando uma posição dos nossos deputados, estaduais e federais, dos senadores, sobre esse programa que é nocivo aos médicos e principalmente para a população”, explicou Wilston Filho, do C.A. da Facid.
“O governo federal exige o sacrifício dos médicos sem contrapartida, sem garantir o mínimo de estrutura para o atendimento aos pacientes”, lamentou Tererê.
O presidente Themístocles Filho ouviu os estudantes e propôs a realização de uma sessão especial com os deputados, quando seriam ouvidas todas as instituições e entidades profissionais sobre o Programa Mais Médicos.
“Vamos realizar uma discussão mais aprofundada, para definição de uma posição conjunta dos deputados. É mais importante para o movimento uma posição da Alepi como um todo do que opiniões isoladas de um ou outro deputado”, argumentou o presidente. "Após o debate, vamos encaminhar um expediente à nossa bancada e ao Congresso informando da posição do Piauí sobre esse tema".
Além de Themístocles Filho, participaram da audiência os deputados Tererê (PSDB), Evaldo Gomes (PTC) e Flávio Júnior (PDT), e os estudantes Leonardo Lino, Maylson Moura, (Ufpi), Mateus Vilar, Giselle Carvalho, Wilton Filho (Facid), Inara Magalhães, Lorena Soares (Novafapi), André Ramos, Alisson Brito, Lucas Henrique Sousa (Uespi).
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook