Setre e Comradio renovam parceria para beneficiar jovens piauienses

06/05/2015 13h31


Fonte Governo do Piauí

Com a finalidade de qualificar e ofertar cada vez mais oportunidades de trabalho aos jovens piauienses, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), renovou a parceria com o Instituto Comradio do Brasil. A parceria foi firmada na tarde desta terça-feira (05), durante reunião com o secretário Gessivaldo Isaías na sede da Secretaria.

No encontro, do qual participaram representantes do Instituto e da Diretoria de Qualificação da Secretaria, os projetos sociais da Comradio foram apresentados ao secretário, dentre eles, o “Jovens Radialistas do Semiárido”. O projeto visa a formação técnica dos jovens do semiárido do Piauí em rádio e TV, perpassando pela abordagem de temas transversais como o empreendedorismo. Em três anos, mais de 360 pessoas foram beneficiadas com o curso, que possui duração de um ano.

“Imaginamos que seria uma grande oportunidade para a Setre se envolver efetivamente no projeto não apenas com a marca institucional, mas do ponto de vista de discurso, preparação e orientação com os alunos. Queremos que a parceria proporcione a ampliação da atuação para que possamos atender a todos os territórios do Piauí, inclusive, extrapolando o semiárido”, destacou o presidente da Comradio, Iraldon Mota.

Para o secretário Gessivaldo Isaías, a iniciativa condiz com o que a Setre se propõe a fazer e é uma boa oportunidade para a melhor distribuição da mão de obra. “É interessante que os cursos sejam ofertados nos pólos para que os trabalhadores possam ser distribuídos por toda a área. Também temos que ter a consciência de que qualquer qualificação não é o suficiente, mas sim a capacitação ideal para cada região e público específicos”, atentou.

Na oportunidade, o gestor se comprometeu a acompanhar o projeto e a estudar a possibilidade de inserir os cursos no programa Viva o Semiárido, no qual a Setre é uma das co-executoras e que também tem como objetivo a capacitação dos jovens de baixa renda que vivem na zona rural. Neste, a Setre atuará transmitindo conhecimentos e habilidades específicas relacionados a atividades produtivas não agrícolas, possibilitando a inserção dos jovens no mercado de trabalho e sua consequente melhoria de vida.

O “Jovens Radialistas do Semiárido” atua hoje em cinco municípios. Em 2015, mais 140 alunos terão o sonho da formação profissional realizado. “Mais que um papel, o diploma do jovem que vem lá do Semiárido, representa a oportunidade de uma nova vida e a Setre pode nos ajudar muito nessa conquista. Com a nossa missão é de, não só formar pessoas, mas ofertar chances de ingresso no mercado de trabalho e de crescimento, podemos ir longe e fazer diferente”, declarou o diretor da Comradio, Jessé Barbosa.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: trabalho, jovens, projeto