Sindicato de lojistas e donos de bares relatam insatisfação com volta de restrições no PiauÃ
27/01/2021 15h07Fonte G1 PI
O Sindicato do lojistas do Piauí (Sindilojas) e a Associação brasileira de bares e restaurantes (Abrasel-PI) receberam com surpresa o novo decreto do governo do estado, que vale deste essa terça-feira (26), visando combater a pandemia da Covid-19. Com as restrições no horário de funcionamento dos estabelecimentos, representantes relatam dificuldades de atendimento e trabalho.Segundo o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, o sindicato participou de uma reunião com o Comitê de operações emergenciais (COE) e sugeriu adaptações para minimizar o impacto econômico.
Imagem: Murilo Lucena/TV ClubeLojas no Centro de Teresina
“A minuta do decreto era bastante restritiva, realizamos nossas argumentações e chegamos a esse termo. Nos shoppings centers estamos perdendo três horas de funcionamento e nas lojas de rua, uma hora”, disse.
Para o presidente, o setor recebeu a notícia da diminuição de horários com muita surpresa. “Desde que abriram as lojas no dia 3 de agosto, a gente vem trabalhando todas as medidas de segurança e sanitárias. Para nós foi uma surpresa, porque quando a gente voltou teve foi redução de casos do coronavírus. Porque teve a diluição, não teve aglomerações”, afirmou.
De acordo com diretora executiva da Abrasel-PI, Natália Macário, a associação também foi representada na reunião com o COE. Ela explicou que além da mudança no horário de funcionamento, também há restrições no consumo de bebidas alcoólicas e nas músicas tocadas nos estabelecimentos.
“A questão da lei seca ficou um pouco dúbia, se a gente poderia consumir dentro dos restaurantes ou nas vias públicas. Isso ainda estamos conversando para deixar tudo esclarecido. No decreto de setembro era permitido música ambiente, voz e violão, desde que as pessoas estivessem sentadas, sem espaço para dança. Vimos que não foi cumprido por uma pequena parcela de estabelecimentos e todo mundo pagou”, disse.
O decreto
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), publicou na noite de terça-feira (26) o novo decreto com restrições de funcionamento do comércio durante as prévias de carnaval para conter a disseminação da Covid-19 no estado e evitar um colapso na rede de saúde.
O novo decreto estabelece os seguintes horários de funcionamento:
- Comércio e lojas em geral: 8h às 17h
- Shopping Centers: 12h às 21h
- Restaurantes e bares: até 23h, com proibições de shows, música ao vivo e som ambiente
Estão proibidos:
- Todas as atividades que envolvam aglomeração
- eventos culturais
- atividades esportivas e sociais
- funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.
- consumo de bebidas em locais públicos nos dias 30 e 31 de janeiro e nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de fevereiro.