Suspeito de matar ex-mulher e enteado e tentar matar sogra e cunhada recebe alta do HUT e é preso
09/08/2024 09h57Fonte G1 PI
Imagem: ReproduçãoMulher é assassinada e mãe, irmã e filho ficam em estado grave após terem corpos queimados.
Marcos Fortes de Sousa, denunciado pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) por matar a ex-mulher, o enteado e por tentar matar a ex-sogra e a ex-cunhada, recebeu alta do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e atualmente está atualmente preso no sistema penitenciário do Piauí a espera do julgamento pelo Tribunal do Juri, conforme a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus).
Segundo o HUT, o homem teve alta no final do mês de junho. A Sejus informou que ele foi preso em seguida. Ele estava internado desde o dia 4 de maio porque, após matar a ex-esposa e atear fogo na casa dela, atingindo o enteado de 13 anos, a sogra e a cunhada, ele se jogou na frente de um carro e tentou cortar a própria garganta.
Denúncia do MPPI
O Ministério Público do Piauí (MPPI) ofereceu denúncia à Justiça após receber o inquérito da Polícia Civil que indicia Marcos Fortes de Sousa por cinco crimes: feminicidio, homicídio qualificado, duas tentativas de feminicídio e incêndio. Segundo o MP, o homem esfaqueou e atirou na ex-esposa, Helioene de Andrade, antes de queimá-la.
A denúncia detalhou como aconteceu o crime:
Segundo o Ministério Público, Marcos foi até a casa da ex-esposa com uma arma de fogo, um punhal e uma garrafa com gasolina. No local ele foi direto para o quarto de Helioene e derramou gasolina na vítima. Depois, o suspeitou a esfaqueou no pescoço, a arrastou pelo chão e atirou nela.
Flavio Henrique, filho de Helione, tentou segurar e derrubar Marcos para defender sua mãe, segundo as vítimas, mas o fogo se espalhou. A mulher morreu no local e o menino teve 90% do corpo queimado e morreu sete dias após o crime.
A mãe de Helioene, Maria do Desterro Mota Pinheiro, de 84 anos, e a irmã, Joana de Andrade Pinheiro, de 57 anos, que também estavam na casa, sobreviveram porque conseguiram sair da residência em chamas com a ajuda de familiares e vizinhos. A idosa teve 45% do corpo queimado e sua filha, 30%.
A denúncia aguarda aprovação da Justiça, e depois será submetida à sessão plenária do júri. O MPPI pede a condenação dele à prisão pelos cinco crimes e indenização por danos causados às vítimas.
Indiciado por cinco crimes
A Delegacia de Altos concluiu a investigação do assassinato de Helioene de Andrade, do filho dela, Flávio Henrique, de 13 anos, ocorrido no início de maio. Segundo o delegado André Moreno, o ex-marido de Helioene, Marcos Fortes, foi indiciado por cinco crimes.
O crime aconteceu no dia 3 de maio. O suspeito teria matado a ex-companheira à facadas e, em seguida, ateado fogo à casa dela, causando a morte do filho de Helioene. Além dos dois, a irmã e a mãe de Helioene também foram vitimas do incêndio.
O suspeito, que teve a prisão preventiva decreta pela Justiça vai responder por cinco crimes:
- Feminicídio (contra a ex, Helioene de Andrade);
- Duas tentativas de feminicídio (pelos ferimentos causados à mãe e à irmã de Helioene);
- Homicídio qualificado (pela morte do filho de Helioene, que tinha 13 anos, e por utilizar meio cruel);
- Incêndio.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook