Terceirizados do IFPI denunciam que estão há dois meses sem salário

11/12/2015 09h01


Fonte G1PI

Os funcionários terceirizados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi) estão há dois meses com os salários atrasados e temem passar o Natal sem dinheiro. Além disso, as bolsas dos estudantes também estão em atraso. O problema afeta todos os campi da instituição espalhados pelo Piauí.

De acordo com o Sindicato dos Docentes do Ifpi, o governo federal alegou que não tem recursos para manter os salários em dia. A coordenadora do sindicato, Patrícia Andrade, disse que os trabalhadores terceirizados são de suma importância para a manutenção da unidade de ensito e por isso todos apoiam a causa da categoria.

"Os trabalhadores terceirizados são importantes para a manutenção da escola e nessa conjuntura, por conta dos cortes na verba da educação, nós temos uma situação de descaso com esses trabalhadores. São mais de dois meses de atraso e nós vamos nos reunir na próxima semana para tomar uma posição", disse.

Os professores não descartaram a possibilidade de parar as atividades em apoio aos terceirizados. Na próxima semana, eles vão realizar uma assembleia geral para deliberar sobre o assunto. Mas a insatisfação que atinge a categoria não é o único problema na instituição.

Ainda de acordo com o sindicato, as bolsas de estudo dos alunos também estão atrasadas e quem depende do benefício, como o estudante de medicina José dos Santos, reclama bastante da situação. "A gente tem uma grande preocupação com isso, não só nós estudantes, mas toda a escola e todo o campo acadêmico que passa por uma situação difícil", falou.

Resposta

Em nota, o Instituto Federal do Piauí informou que as verbas para pagamento de contratos dos terceirizados recebidas já foram repassadas aos contratados na segunda-feira (7). O Ifpi informou ainda que aguarda o repasse do restante da verba que está prevista para o fim do mês.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews