Teresina fica entre as 10 melhores capitais em educação, mas é a 3ª pior em segurança
23/04/2017 08h39Fonte Cidadeverde.com
Um ranking elaborado pela consultoria Macroplan, divulgado pelo site da revista Exame, neste sábado (22), coloca Teresina (PI) entre as 10 capitais com melhores índices de educação e cultura. Por outro lado, quando o assunto é segurança, a lista coloca a capital piauiense como a terceira pior do país. Os dados fazem parte do estudo sobre as melhores capitais para se viver no Brasil.Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliar
A lista geral é liderada por Curitiba (PR), seguida de Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Em 18º lugar, aparece Teresina. Macapá (AP) é a última colocada.
O ranking é elaborado com base nos critérios educação e cultura, saúde, saneamento e sustentabilidade e segurança. Para isso, leva conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Instituto Brasileiro de Museus, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A consultoria elaborou quatro rankings específicos para cada critério. O melhor desempenho de Teresina é na educação e cultura, no qual aparece em 10º lugar no geral - melhor posição entre todas as capitais nordestinas na lista. A avaliação leva em conta as matrículas em creches e na pré-escola e dados do IDEB no Ensino Fundamental, entre 2005 e 2015, além do número de museus para cada 100 mil habitantes.
O pior índice de Teresina é na segurança. A capital piauiense só aparece em melhor posição que Fortaleza (CE) e São Luís (MA) - a última entre todas as avaliadas. Para elaboração da lista, a consultoria usou dados de homicídios e mortes no trânsito entre 2004 e 2014.
Quando o assunto avaliado é saúde, Teresina aparece em 15º lugar, logo atrás de Porto Velho (RO) e logo a frente do Rio de Janeiro (RJ). Esse critério leva em conta a taxa de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal, cobertura das equipes de atenção básica e taxa de mortalidade infantil.
No último critério, Teresina é a 21ª colocada em saneamento e sustentabilidade - é a pior capital do Nordeste, superando apenas cinco outras cidades, todas do Norte do país. A posição é resultado dos números de esgoto tratado, atendimento para a população e perdas na distribuição de água, cobertura de coleta de lixo e atendimento de esgoto.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews