Teresina terá leitos-dia para casos mais leves de Covid-19 em UBSs exclusivas para síndromes gripais

22/03/2021 18h15


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEm Teresina, há 16 UBSs voltadas para síndromes gripais. Nessas unidades de saúde o paciente com sintomas semelhantes aos da infecção pelo novo coronavírus passam pela consulta méd(Imagem:Reprodução)
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou nesta segunda-feira (22) que serão implantados leitos-dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) exclusivas para o atendimento de Covid-19 em Teresina.

O objetivo, segundo o órgão, é atender casos mais leves da doença e, assim, desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

No leito-dia, o paciente receberá os primeiros atendimentos médicos e, caso necessário, tomará as medicações e voltará para casa.

A implantação desses leitos se deu, conforme a FMS, após ser constatado que um terço dos pacientes que procuram as UPAs são aqueles que estão em estado mais leve da Covid-19.

“As UPAs terão sua classificação de risco intensificadas, então aqueles pacientes classificados como verde, que são aqueles com risco bem menor, serão encaminhados para serem atendidos na UBS Covid mais próxima do paciente", explicou o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

Em Teresina, há 16 UBSs voltadas para síndromes gripais. Nessas unidades de saúde o paciente com sintomas semelhantes aos da infecção pelo novo coronavírus passam pela consulta médica, fazem o teste da doença e posteriormente recebem o tratamento necessário de acordo com seu diagnóstico.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: paciente, aqueles, upas