TJ informatiza processo de emissão de registros civis em cartórios do PI

22/03/2016 09h31


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarJosé Airton Medeiros(Imagem:Reprodução)José Airton Medeiros

Os 116 cartórios de todo o estado do Piauí agora estarão interligados de forma informatizada através da Central de Registro Civil do Piauí (CRC-PI). Com a nova ferramenta que foi lançada nesta segunda-feira (21) pela corregedoria do Tribunal de Justiça (TJ-PI), o processo de emissão de certidões de nascimento, casamento ou óbito será facilitado e desburocratizado. O Piauí é o 12º estado a implantar a Central que já estava em fase de testes em diversos cartórios do estado.

Segundo o juiz auxiliar da corregedoria do TJ-PI, a central vai facilitar e dar celeridade na emissão dos registros. Ele contou ainda que esses estabelecimentos estarão também interligados aos cartórios de todo o país de modo que a pessoa pode solicitar, por exemplo, a segunda via de registro de nascimento no estado de São Paulo.

Ele garantiu que o prazo para receber o documento pode variar de 20 minutos a 1 hora. Ainda de acordo com o juiz, a partir da implantação da Central, todos os cartórios piauienses de registro civil devem fazer o uso obrigatório da CRC-PI.

"Na prática, a instituição muda o atendimento de pessoas que registram pessoas. Quer seja nascimento, óbito ou casamento. É um sistema de registro eletrônico, que dão fim aos livros. Ou seja, passamos da era do livro para a era da informática. Todos os registros serão feitos em um sistema de computador em que estarão interligados em todo o país. Uma pessoa do Piauí, por exemplo, pode solicitar em São Paulo a segunda via da certidão de nascimento",
disse.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, registro, central