TRE abre ano judiciário eleitoral com julgamento do prefeito Gil Carlos

22/01/2018 08h35


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarDesembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho(Imagem:Cidadeverde.com)Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho realiza nesta segunda-feira (22) a abertura do ano judiciário eleitoral. A solenidade acontece a partir das 9h. Na Assembleia Legislativa, as atividades voltam dia 5 de fevereiro.

Nas duas pautas da sessão de julgamento constam três recursos em Ações de Investigação Judicial Eleitoral.

Uma delas relativa as eleições 2012 e as outras duas referentes a 2016. Na mesma sessão serão julgados ainda três processos de prestação de contas, duas partidárias e uma de campanha, bem como um embargo de declaração em Ação de Investigação Eleitoral.

Uma das pautas é o julgamento do prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto (PT). O juiz Maurício Machado Queiroz Ribeiro ordenou a cassação dos mandatos de Gil Carlos e de seu vice, Dante Quintans (PMDB/PI). A acusação é que os dois teriam cometido abuso de poder econômico e político referente à execução de obras públicas no período próximo às eleições. Além da cassação, o magistrado aplicou a inelegibilidade dos impugnados pelo prazo de oito anos. Gil Carlos é presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios).

As pautas e atas das sessões do TRE encontram-se disponibilizadas na página deste Tribunal na Internet. Acesse aqui.

Tópicos: carlos, eleitoral, pautas