Uespi entrega certificados a mais de 120 mulheres que concluíram o Curso de Formação Política

09/12/2024 10h46


Fonte Governo do Piauí

O Curso de Formação Política para Mulheres, promovido pelo Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (NUPIDH) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), concluiu a quarta edição com a certificação de mais de 120 mulheres.

Maria Odete, uma das alunas concludentes, compartilhou a relevância da experiência. “O curso trouxe tanto conhecimento para a vida quanto para nossa aprendizagem. Ele é essencial não apenas para quem deseja ingressar na política, mas para todas as mulheres que precisam acompanhar o desenvolvimento do nosso estado e do país”, destacou a professora.

A iniciativa busca capacitar lideranças femininas para atuar de forma efetiva na política, em movimentos sociais e na construção de comunidades mais inclusivas e democráticas. Desde sua criação, o curso tem como objetivo principal proporcionar uma formação abrangente para mulheres interessadas em ocupar espaços de poder e decisão.
Imagem: DivulgaçãoA iniciativa busca capacitar lideranças femininas para atuar de forma efetiva na política, em movimentos sociais e na construção de comunidades mais inclusivas e democráticas.(Imagem:Divulgação)A iniciativa busca capacitar lideranças femininas para atuar de forma efetiva na política, em movimentos sociais e na construção de comunidades mais inclusivas e democráticas.



O reitor da Uespi, Evandro Alberto, destacou que a participação da mulher na política é essencial, pois, além de proporcionar conhecimento, incentiva e conscientiza sobre o papel importante que ela desempenha na sociedade. Segundo o gestor, é fundamental que elas se apropriem desse papel de liderança e autoridade na luta pelos direitos, na consolidação da igualdade e da equidade. Ele afirma ainda que essa formação oferece às mulheres a oportunidade de debater, instrumentalizar e adquirir o conhecimento necessário para serem protagonistas na sociedade.

“Nesta edição, tivemos a participação de muitas mulheres, o que reforça o sucesso do curso como uma iniciativa de formação continuada. A cada turma concluída, novas participantes são convidadas pelo Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Piauí, sob a coordenação da professora Ester Castelo Branco. Esse trabalho contínuo é um marco na valorização e no fortalecimento da representatividade feminina”, afirma o reitor.

O curso abordou temas como direito constitucional, saúde e ciência política, oferecendo ferramentas para fortalecer a atuação das mulheres tanto na política partidária quanto em outras áreas de liderança em suas comunidades, influenciando positivamente suas realidades locais.

O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Martins, destacou a relevância do curso de formação política para mulheres e a parceria entre o tribunal e a universidade durante a cerimônia de encerramento.

“Nós estamos recebendo aqui um grupo de alunas da Uespi, participantes do Curso de Formação Política, uma iniciativa muito importante para a valorização e o empoderamento das mulheres. Essa parceria com a Uespi é um momento significativo, e estamos felizes em contribuir para ações como essa”, afirmou o desembargador.

As participantes também tiveram acesso a recursos interativos, como QR Codes com quizzes, links sobre ações de cidadania e memória disponíveis no site do TRE-PI. Entre os materiais estavam vídeos das iniciativas do Núcleo de Gestão de Memória, Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, além de conteúdos sobre a Ouvidoria, TI, segurança eleitoral, o hino do TRE-PI, o Cordel do Eleitor e histórias de mulheres na Justiça Eleitoral.

De acordo com a coordenadora do NUPIDH, esses mecanismos de interação já foram estreados em visitas anteriores por outras turmas de Direito da mesma instituição de ensino.

“Trata-se de uma tendência mundial que vem sendo disponibilizada em todos os museus mais avançados do mundo e é muito importante, pois estimula as pessoas visitantes a mergulharem na temática proposta pelo museu”, disse a servidora do TRE-PI, a professora Esther Castelo Branco, assistente I do Núcleo de Gestão de Memória do Tribunal.

Com o sucesso da quarta edição, a expectativa da coordenação é que o curso continue ampliando seu alcance, já trazendo novidades para 2025 com parceria da Casa da Mulher Brasileira. A ideia é atrair cada vez mais mulheres dispostas a atuar como agentes de mudança em seus contextos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: mulheres, curso, parceria