Uespi inaugura laboratório de informática e brinquedoteca em São Raimundo Nonato

18/05/2024 10h31


Fonte Ascom Uespi

Imagem: ReproduçãoA administração superior já entregou 16 laboratórios nos campi do interior e da capital.(Imagem:Reprodução)A administração superior já entregou 16 laboratórios nos campi do interior e da capital.

O campus Prof. Ariston Dias Lima, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que funciona em São Raimundo Nonato, ganhou um laboratório de informática e uma brinquedoteca.

A administração superior já entregou, até agora, 16 laboratórios nos campi do interior e da capital e outros três ainda serão inaugurados. Os laboratórios de informática são investimentos no acesso à tecnologia e na capacitação dos estudantes para o mundo e o mercado de trabalho.

Equipados com tecnologia de ponta, esses espaços promovem o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos. “Com a instalação do laboratório aqui no nosso campus, os alunos terão maior autonomia para continuar desenvolvendo seus trabalhos e pesquisas acadêmicas”, comenta a estudante de Pedagogia, Evelin Pereira.

O laboratório servirá de apoio para atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação com aproximadamente 144 alunos e 25 professores. O espaço recebeu 18 computadores, um projetor multimídia e uma SmartTV, adquiridos com emendas de bancada e contrapartida do Tesouro Estadual.

Para a diretora do campus, Janilde Melo, a inauguração do laboratório reflete um passo significativo em direção à inclusão digital e para o fortalecimento do ensino. “A gente vai utilizar esse espaço tanto para nossas pesquisas quanto para a extensão, como também vai estar colaborando com os nossos alunos que não têm computador em casa”, ressalta.

Presente na inauguração do laboratório, o reitor da Uespi, Evandro Alberto, reafirmou o compromisso da administração superior com a democratização do acesso à informação e para a promoção de um ensino de qualidade. “Melhorias significativas estão sendo feitas na Uespi. Estamos adquirindo novos equipamentos, modernos e ampliando o acesso à internet em todos os campi. Além disso, estamos realizando reformas em nossos campi tanto da capital quanto do interior com o objetivo de consolidar nossa instituição como uma referência em ensino, pesquisa e extensão”, destacou o reitor.

Imagem: ReproduçãoUespi inaugura laboratório de informática e brinquedoteca em São Raimundo Nonato(Imagem:Reprodução)Uespi inaugura laboratório de informática e brinquedoteca em São Raimundo Nonato

Além de modernizações no laboratório de informática, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC )instalou, no campus de São Raimundo Nonato, seis novos roteadores wi-fi, fortalecendo ainda mais a rede de internet do Campus. De acordo com o diretor do DTIC, Mauricio Rocha, a rede do campus foi ampliada como uma forma de atender as demandas da comunidade acadêmica.

“Estamos entregando uma rede apropriada com internet de boa qualidade para que alunos e professores possam desenvolver suas atividades em um ambiente mais moderno e conectado. Além disso, ampliamos todos os links de internet assim como fizemos em outros campi, especialmente os do interior”, comenta.

Nova brinquedoteca

Ainda no Campus Ariston Dias Lima foi inaugurada a brinquedoteca Paulo Freire. A nova sala é ampla e melhor adaptada para atender as necessidades da comunidade acadêmica e servirá como laboratório para o curso de pedagogia. Segundo o coordenador do espaço, professor Gênesis Naum Farias, o espaço foi organizado em contextos de aprendizagem, onde a criança tem a possibilidade de criar e inventar um brincar a partir dos materiais disponíveis.

“Esse laboratório, além de ser um campo de aprendizado para o curso de pedagogia, servirá como um espaço de atendimento para a comunidade acadêmica, especialmente às pessoas que têm filhos. Dessa forma, este espaço será uma forma de aproximar o curso da comunidade, através desse ambiente mais lúdico”, pontua o professor.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: uespi, ensino, campus