Última vÃtima do acidente com ônibus escolar em José de Freitas tem alta no HUT
18/09/2023 10h33Fonte ClubeNews
Imagem: Gil Oliveira/TV ClubeVítimas do acidente com ônibus escolar em José de Freitas chegando ao HUT.
A última vítima do acidente com um ônibus escolar teve alta médica nesta segunda-feira (18) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), zona Sul de Teresina. Ela passou por cirurgia ortopédica para correção da clavícula.
O ônibus tombou no dia 14 de semtebro, na cidade de José de Freitas, a 48,8 km de Teresina (PI). No acidente, uma criança morreu e outras 29 ficaram feridas.
As vítimas mais graves foram transferidas do Hospital Nossa Senhora do Livramento, localizado no município onde ocorreu o acidente, ao HUT.
A adolescente liberada nesta segunda-feira (18) estava em recuperação hospitalar e clinicamente estável.
“Ao total, 21 pacientes deram entrada na urgência do HUT, na tarde da última quinta (14/09). Além de toda a estrutura do HUT, a Fundação Municipal de Saúde ajudou no resgate das vítimas enviando duas ambulâncias do SAMU Teresina, reforçando o compromisso de cuidar das pessoas”.
O ACIDENTE
Um ônibus escolar tombou na zona rural de José de Freitas, entre as comunidades Tinguis e Porteira Velha, na tarde do dia 14 de setembro de 2023.
No momento do acidente, 32 crianças e adolescentes, entre 12 a 16 anos, estavam no ônibus. O veículo se deslocava para a Escola Municipal José Amado De Oliveira, na zona rural de José de Freitas.
A estudante Érika Pereira chegou a ser socorrida e encaminhada com os demais alunos para atendimento no Hospital Nossa Senhora do Livramento, mas não resistiu e faleceu. Outros seis estudantes em estado mais grave foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual foram acionadas para auxiliar no atendimento e transferência de pacientes. Além do reforço disponiblizado pelo Samu de Teresina e José de Freitas e do Corpo de Bombeiros.
INVESTIGAÇÃO
O delegado André Moreno, da Polícia Civil do Piauí, investiga as causas do acidente. O veículo e o local do acidente já passaram por perícia. O motorista e as vítimas serão ouvidas.
“Vai ser avaliado se teve negligência, imperícia, alguma conduta que realmente tenha gerado a culpa do motorista. Será analisado marca de derrapagem, eventual velocidade, se houve algum problema mecânico que a gente não pode excluir, além de culpa de terceiros. Saindo o laudo pericial, a gente vai realmente ter uma noção melhor para ver se houve cometimento de crime”, afirma o delegado.
PREFEITURA
A Prefeitura Municipal de José de Freitas afirmou que o ônibus é novo e que o motorista, que se apresentou à Polícia Civil, foi contratado por meio de teste seletivo. Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de José de Freitas lamenta profundamente o acidente ocorrido com um ônibus escolar na tarde desta quinta feira, em uma estrada da zona rural do município. Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina. O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo. Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas. A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos e a devida responsabilização dos eventuais responsáveis.”
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews