"Única forma de ganhar guerra contra Aedes é com saneamento", diz Funasa
03/12/2016 09h50Fonte G1 PI
O Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti acontece na sexta-feira (2) em todo o país. Em Teresina, o dia de mobilização teve início com um evento no bairro Poti Velho onde foi divulgado a redução de 31,8% nos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2015. O evento contou com a participação do governador Wellington Dias, o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Exército, Prefeitura e a sociedade.Em 2015 foram registrados 7.546 número de casos prováveis e este ano já foi registrado 5.147 casos de dengue. “Pelos próprios números mostram um resultado positivo, com a união do Governo do Estado, Governo Federal, municípios e a sociedade que está organizada e engajada. Mas não é porque teve a redução que podemos descansar, nós temos que trabalhar ainda mais, pois sabemos que é a única forma que temos para se ganhar a guerra contra o aedes é com o saneamento”, disse Henrique Pires, presidente da Funasa.
Imagem: Marcelo Cardoso/CcomVeículos para fazer borrifação em cidades do Piauí foram entregues.
Em relação as ações a serem desenvolvidas para continuar com a redução o presidente destaca a necessidade para o saneamento. “Nós temos investido como nunca na história da Funasa em sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto e estamos elaborando mais de 100 projetos de saneamento. Já estamos em cidades como Água Branca, Bom Jesus, Barras e como exemplo Oeiras que falta apenas 10% para ficar 100% saneada”, destacou.
O presidente disse ainda que as ações de prevenção e conscientização vão continuar. “O Aedes não transmite apenas a dengue, zika e chikungunya, tem mais 18 chegando a um total de 21. Com isso continuamos batendo na tecla que tem que se investir em saneamento. Estamos recebendo veículos, máquinas borrifadoras, transferindo recursos para os municípios para que seja feito o combate ao mosquito”, disse.
Após atividades na Praça do PotI Velho, a ação foi desenvolvida na Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral, no Mocambinho. Lá, foram entregues kits educativos, adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde para fortalecer as ações de controle do Aedes.
Ainda na programação do Dia D, foi realizado um Seminário de Formação em Vigilância em Saúde, com alunos e residentes multiprofissionais do curso de especialização em Saúde da Família e Comunidade, da Facime.