Universidades do Piauà suspendem aulas por 30 dias para evitar contágio do coronavÃrus
16/03/2020 14h43Fonte G1 PI
Imagem: Fernando Brito/G1Universidade Federal do Piauí - UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) decidiram suspender as aulas por um período de 30 dias para evitar o contágio do coronavírus. Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16), os comitês informaram que as aulas irão retornar apenas no dia 15 de abril.
Até o momento, o estado possui 28 casos suspeitos de Covid-19, sendo 24 em Teresina. Outros 9 casos já foram descartados, conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Nenhum caso foi confirmado no Piauí.
Na UFPI, a presidente da comissão responsável por adotar medidas de prevenção em combate ao coronavírus, a vice-reitora da universidade, Nadir Nogueira, informou que existem experimentos e pesquisas científicas que não podem parar e, por isso, os pesquisadores irão continuar frequentando os laboratórios, mas seguindo as instruções de higiene.
O reitor da instituição, o professor Arimatéia Dantas Lopes, participou da reunião por videoconferência. Ele esteve recentemente no estado de São Paulo, onde teve contato com uma pessoa que apresentou sintomas da Covid-19. Por isso, o reitor decidiu entrar em quarentena por alguns dias.
Já o IFPI comunicou que, além da suspensão das aulas, o comitê ainda não decidiu em relação às atividades administrativas. "O reitor do Instituto Federal do Piauí comunica que, em reunião com os pró-reitores, decidiu suspender as aulas e atendimento ao público externo a partir desta terça-feira (17) até 15 de abril. Quanto às atividades administrativas, ainda será decidido pelo comitê de prevenção ao Covid-19", afirmou por meio de nota.
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) informou que a administração irá se reunir nesta segunda-feira (16) para avaliar o atual calendário acadêmico e decidir se irá ter suspensão das aulas. Até o momento, os alunos da instituição estão em férias. As aulas estão previstas para retornar no dia primeiro de abril.
Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado a pandemia da Covid-19, órgãos públicos do Piauí adotaram medidas preventivas e determinaram que parte dos servidores devem passar a trabalhar em casa. Por meio de portarias, o Tribunal de Justiça (TJ-PI) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) estabeleceram que parte dos funcionários e estagiários vão atuar em regime de teletrabalho.
A Prefeitura de Teresina sancionou uma lei estabelecendo medidas a serem adotadas no enfrentamento do vírus. Nela foram determinadas ações como isolamento, quarentena, realização obrigatória de exames e de tratamentos além de investigações epidemiológicas com o objetivo de promover e preservar a saúde pública.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:
Imagem: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença.