Vacinação contra HPV: 72 mil crianças no Piauà entre nove e onze anos ainda não foram imunizadas
06/03/2025 10h07Fonte ClubeNews
Imagem: Getty Images
Vacina contra o HPV está disponível nas unidades de saúde de Teresina.

O vírus papilomavírus humano (HPV) é um dos principais causadores do câncer do colo de útero e a vacina é a principal aliada na prevenção da doença. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde no Piauí (Sesapi), 72 mil crianças com idade entre nove e onze anos ainda não foram imunizadas no estado.
Conforme a médica ginecologista Fernanda Tourinho, o vírus do HPV também é responsável por outras doenças, como o câncer de pênis, além de provocar lesões genitais.
“A vacina contra o HPV é a principal ferramenta para combater o câncer de colo de útero, mas não somente esse tipo de câncer, também reduz a incidência de ânus, pênis, garganta e das verrugas genitais”, explicou a médica.
A especialista destaca que a vacina deve ser aplicada antes do início da vida sexual. Ela é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para meninas e meninos de nove a 14 anos, com esquema de dose única.
“O ideal é que a vacina seja feita antes do início da vida sexual, mas ela também pode ser aplicada quando tenham acontecido as primeiras relações sexuais”, destaca Fernanda Tourinho.
Os especialistas reforçam que, além das consultas médicas, garantir a imunização na faixa etária adequada pode evitar milhares de câncer do futuro.
“A vacina é segura e eficaz, amplamente estudada e testadas em vários países no mundo inteiro, por isso, se você está dentro da faixa etária recomendada, tome a vacina do HPV, que é a nossa principal estratégia para reduzir o risco de câncer de colo de útero”, reforça a médica.
A Lucilene Silva, mãe da Iani Maria, de 13 anos, conta que quando sua filha atingiu faixa etária indicada, não pensou duas vezes em buscar a aplicação da vacina.
“Desde que ela completou seus dez anos procurei o posto de saúde para aplicar a vacina do HPV. Sempre temos que conversar com nossos filhos para falar da importância de estar prevenido das doenças e do vírus”, disse a mãe de Iani.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook
Tópicos: