Vagões de trem despejam lixo em linha férrea e moradores fazem denúncia
07/06/2018 07h57Fonte Cidadeverde.com
Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliar
Moradores do residencial Parque do Sol, no bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina, denunciaram à Delegacia do Meio Ambiente e ao Ibama o despejo de entulhos e de lixo que estão sendo feitos há dois dias, próximo à linha férrea na rua Nova Redenção que dá acesso ao residencial. Os entulhos chegam em vagões de trem pela própria linha férrea e são despejados no local.
O aterro foi deixado no local para ser utilizado como aterro. No entanto, segundo uma das moradoras, entre o entulho há muito lixo inclusive pneus, que além de causar grandes danos para o meio ambiente, também podem proliferar doença.
Outra moradora disse estar preocupada com o lixo que pode ir para o meio da rua, já que a área é mais alta que a rua Nova Redenção e com as chuvas, os entulhos podem ser arrastados.
Residente no bairro há mais de dez anos, Norbelino de Carvalho Junior, enviou uma carta-denúncia para o Ibama pedindo providência e denunciando o crime ambiental.
“Peço a responsabilização da empresa pelo crime ambiental praticado, que a mesma retire todo o material despejado ilegalmente sem qualquer apresentação de projeto do impacto ambiental da obra realizada nas margens da linha férrea sob a coordenação da empresa FTL. Tal atitude da empresa acarreta dano ao meio ambiente e a população que reside nas proximidades da linha férrea no loteamento Parque do Sol”, destaca em um trecho do documento.
Ele reclama ainda que a área verde do loteamento está sendo transformada em um lixão clandestino com a justificativa de aterramento das margens da linha férrea. “Tal atitude da empresa acarreta dano ao meio ambiente e a população que reside nas proximidades da linha férrea no loteamento Parque do Sol”, afirmou.
O Cidadeverde.com tentou contato com a empresa FLT que administra a linha férrea, mas foi informada que o supervisor Manoel Casemiro não estava no local. À tarde, fizemos novas tentativas, mas não conseguimos falar com ninguém.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews