Ventos de até 62km atingem Teresina e causam estragos em várias regiões
06/11/2018 07h46Fonte CidadeVerde.com
Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliar
Uma ventania na noite da última segunda-feira (5) pegou o teresinense de surpresa. Segundo o climatologista Werton Costa, os ventos chegaram a 62km causando estragos em várias regiões da cidade. No cruzamento da avenida Irapuã Rocha com Dom Severino, uma árvore caiu interrompendo o trânsito.
O climatologista explicou que o fenomêno foi causado pela presença de uma grande nuvem sobre Teresina e região chamada de cúmulo-nimbos.
"Esse ponto vermelho é a nuvem instalada sobre Teresina. Ela representa grande quantidade de água, descarga elétrica. É uma típica nuvem isolada. Ela é muito comum no período chuvoso", explica werton.
Apesar de assustar, o climatologista diz que este tipo de nuvem é comum em Teresina.
"Essas nuvens são muito comuns em nossa capital, principalmente na chamada pré-estação, quando elas ocorrem de modo isolado. São nuvens de desenvolvimento vertical e que tendem a provocar muitas instabilidades. São sistemas que promovem a subida do ar quente e úmido e a liberação de ar quente e seco, geralmente acompanhado de fortes rajadas de vento", disse.
No bairro Mocambinho II, setor A, na zona Norte de Teresina, o vento arrancou pela raiz uma árvore que caiu sobre uma casa e também danificou a fiação elétrica. No início da manhã, a região ainda permanecia sem energia.