Vigilância Sanitária fiscaliza locais que manipulam alimentos no carnaval

10/02/2015 13h50


Fonte G1 PI

Imagem: Sílvio Túlio/G1Clique para ampliarBarracas de comidas serão fiscalizadas no carnaval.(Imagem:Sílvio Túlio/G1)

A Vigilância Sanitária do Estado do Piauí irá realizar inspeções sanitárias nos municípios de grande fluxo turístico para o período de carnaval.

O objetivo é minimizar os riscos da população durante os dias de folia e com isso, possibilitar aos foliões, um atendimento com qualidade e segurança.

Serão fiscalizados os estabelecimentos que manipulam e comercializam alimentos, como bares, restaurantes, hotéis, supermercados, panificadoras, mercados públicos, entre outros e ainda os estabelecimentos de saúde.

No total, quatro municípios deverão ser inspecionados. São eles: Luís Correia, Cajueiro da Praia, Floriano e Água Branca.

“Apenas esses municípios necessitarão de reforço da Vigilância Estadual, tendo em vista a grandiosidade da festa. Nos outros locais, as vigilâncias sanitárias municipais também estão fazendo esse mesmo trabalho”, explicou a gerente de controle, serviços e produtos da Divisa, Maria Veloso. Para a realização desta ação, o órgão montou duas equipes de trabalho, formada por fiscais.

Outra ação da Vigilância Sanitária estadual será o monitoramento do gerenciamento do lixo.

“As equipes vão verificar os postos de coleta, pontos de apoio e fazer as recomendações adequadas para o destino desses resíduos”, pontuou a gerente.

A ação, que já faz parte do calendário anual da Vigilância Sanitária, acontece durante toda esta semana que antecede ao carnaval, de 9 a 13, e será realizada em parceria com as vigilâncias sanitárias municipais.