Volume das chuvas causa estragos e deixa famílias desabrigadas no Piauí

01/02/2016 07h45


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEstradas foram destruídas, deixando muitas comunidades rurais isoladas.(Imagem:Reprodução)

As últimas chuvas registradas no Piauí causaram vários estragos, especialmente na região Sul do estado. A situação é mais grave na cidade de São Raimundo Nonato, a 600 km de Teresina, onde açudes, riachos e pequenas barragens encheram provocando o rompimento de alguns reservatórios. Estradas foram destruídas, deixando muitas comunidades rurais isoladas.

"Estamos isolados, porque os transportes não estão podendo andar por causa das chuvas. Se a pessoa tiver precisando de um atendimento médico com urgência, ela não tem saída e corre risco de vida", declarou a aposentada Olívia Pereira Damasceno.

Em Dom Inocêncio, a barragem quebrou. A água arrastou parte da rede elétrica e invadiu a zona urbana da cidade. Casas e diversos pontos comerciais estão inundados a uma semana. As plantações no entorno da repressa foram devastadas.

"Não ficou nada de cerca, as plantações foram todas levadas", contou um agricultor.

Até o momento são 37 famílias desabrigadas, que foram transferidas para as escolas do município. "A situação aqui é triste, porque ficamos sem casa e só com a roupa do corpo. Eu não tenho palavra para definir este momento, o pouco o que eu tinha foi levado", disse emocionada a agricultora Joelma da Silva Ramos

Tópicos: barragem, água, chuvas