Wilson Martins diz que situação dos hospitais municipais é um horror

12/03/2013 14h37


Fonte G1 PI

Imagem: Patrícia Andrade/G1Governador diz que ? Situação dos hospitais municipalizados é um horror?.(Imagem:Patrícia Andrade/G1)Governador diz que "Situação dos hospitais municipalizados é um horror".

O governador do Piauí, Wilson Martins, falou nesta terça-feira (12) sobre a situação dos hospitais municipalizados no Piauí. Wilson Martins reconheceu que condição das unidades de saúde que pertenciam ao estado e hoje são de responsabilidade das prefeituras é um “ horror”.

“Vamos intervir com uma ação pública nestes hospitais que não estão atendendo a população com eficiência. É um horror a situação de muitas unidades de saúde no interior do Piauí. Já ouvi relatos que mostram a situação de dificuldade. Vamos trabalhar para melhora a média complexidade”,
afirmou o governador.

As declarações do chefe do executivo estadual foram feitas durante a assinatura do Termo de Adesão ao Programa Estadual de Cofinanciamento da Saúde, na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O programa trata-se de um incentivo financeiro que o Governo do Piauí vai disponibilizar aos municípios nas áreas da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Centro de Especialidade Odontológica, Laboratório Regional de Prótese Dentária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Termo de Adesão terá prazo de dois anos, renovando-se automaticamente por iguais períodos, se não houver manifestação contrária das partes.

Para o secretário estadual de saúde, Ernani Maia, o projeto tem como objetivo dar condições para melhorar a saúde na atenção primária.

“Só Teresina, por exemplo, receberá por mês mais de R$ 550 mil. Para todo o Piauí, no total, o cofinanciamento chega a R$ 38 milhões. Com estes recursos vamos melhorar a saúde primária, pois 80% dos casos podem ser resolvidos neste setor”, declarou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: saúde, piauí, estadual