Procurador Eleitoral Marco Aurélio Adão pede a cassação de Wilson Martins e a posse de SÃlvio Mendes
21/12/2010 09h24Fonte GP1
Marco Aurélio disse que solicitou a cassação de Wilson Martins e de Antônio José Filho por abuso do poder político e econômico nas eleições deste ano confirmado em investigações da Polícia Federal.
O procurador regional eleitoral, Marco Aurélio Adão, impetrou ação de cassação do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), que foi reeleito no segundo turno das eleições, e do vice -governador eleito, Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).Marco Aurélio Adão disse que solicitou a cassação de Wilson Martins e de Antônio José Filho por abuso do poder político e econômico nas eleições gerais deste ano confirmado em investigações da Superintendência da Polícia Federal do Piauí.
Marco Aurélio Adão impetrou no TRE com ação de investigação judicial eleitoral e pede a posse do segundo mais votado nas eleições para o governo do estado do Piauí, o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB), e de seu vice, o empresário R. Sá, do PSDB.
A Polícia Federal apreendeu durante o segundo turno das eleições vales-transporte com material de propaganda de Wilson Martins, que recebeu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita Dilma Rousseff.
Martins era vice do ex-governador Wellington Dias (PT), que se afastou do cargo para disputar e vencer na disputa por uma cadeira no Senado.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio, disse que recebeu a ação com o pedido de cassação de Wilson Martins e agora vai ser escolhido um relator para o processo.
"Agora vai ser deflagrada a instrução processual como todos os casos de pedidos de cassação de mandatos e de diplomas de eleitos. Não tem nenhuma excepcionalidade. É o ritual do processo eleitoral, é uma representação através de investigação judicial com pedido de cassação de diploma por abuso do poder econômico e político, como todos os outros. Nós não vamos cassar o governador antes de ser processado, até porque o processo corre em segredo de Justiça", falou o desembargador Raimundo Eufrásio.
Sílvio Mendes impetrou com 11 representações solicitando a cassação do diploma de Wilson Martins alegando abuso do poder político e econômico em sua eleição e propaganda eleitoral extemporânea.
O coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, Fenelon Rocha, disse que o governador Wilson Martins não comentará o pedido da cassação de seu mandato porque está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se submeteu no sábado a uma cirurgia para retirada de uma lesão cística no rim direito. A cirurgia, realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi considerada um sucesso e o governador se encontra muito bem.
O médico responsável foi o urologista Miguel Srougi. Wilson deve ficar internado até quinta-feira, permanecendo em São Paulo até o domingo.
Ao ser diplomado pelo TRE no final de semana, Wilson Martins anunciou parte de seu secretariado. Ele escolheu sua mulher, a deputada estadual reeleita Lilian Martins (PSB) para assumir a secretaria estadual de Saúde e seu irmão, Rubem Martins para a ser secretário estadual de Desenvolvimento Rural. Com informações do Extra Online de O Globo
Veja mais notícias sobre PolÃcia, clique em florianonews.com/policia
Tópicos: wilson martins, marco aurélio, aurélio adão, regional eleitoral, polÃcia federal, poder polÃtico, marco, econômico, adão, polÃtico, piauÃ, poder, abuso, vice, segundo, estadual, paulo, mendes, pedido, presidente, processo, imagem, filho, josé, antonio, polÃcia, federal, impetrou, eleitoral, governador, aurélio, eleições, regional, antônio josé, martins, wilson, cassação, ação