Quadrilha usava dinamites e armas restritas ao Exército para assaltar bancos no PiauÃ
08/11/2010 14h33Fonte Portal AZ
Equipamentos de perfuração modernos e potentes. Armas de uso restrito do Exército. Dinamites. Rádios comunicadores. Todos esses objetos e artefatos foram apreendidos com a quadrilha que tentou assaltar o Banco do Brasil de Curimatá na semana passada.O bando formado por oito homens foi preso quando deixava a região. Interceptados nas imediações do município de Bom Jesus, eles trocaram tiros com a polícia antes de se renderem. Dois assaltantes foram baleados.
Nesta segunda-feira (08), a Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) apresentou a quadrilha. Transferidos para Teresina, os acusados ficarão presos na Casa de Custódia.
A quadrilha
Os oito membros da quadrilha foram identificados como:
- Wellington Guimarães, 56 anos, natural de Pernambuco;
- José Nilton, 43 anos, natural de Alagoas;
- Jorgenilson Matos, 36 anos, natural do Maranhão;
- Edilson Bezerra, 26 anos, natural do Maranhão;
- Messivaldo Barros, 37 anos, natural da Bahia;
- Maurílio Leite, natural do Piauí;
- Gilberto Barbosa, 39 anos, natural de Sergipe;
- Antônio de Pádua, 42 anos, natural de Tocantins.
Quadrilha era monitorada há dois meses
Formada por homens de sete estados, a quadrilha assaltou no mês de setembro o Banco do Brasil de Itaueira, levando R$ 150 mil do cofre da agência. O furto aconteceu durante a madrugada. Antes de cortarem todo o sistema de comunicação e segurança do banco, a quadrilha acorrentou e fechou com um cadeado o portão que dá acesso à delegacia da cidade.
Desde esse episódio que o bando era monitorado pelo serviço de inteligência da CICO. Nas escutas montadas, os policiais descobriram que um novo assalto estava sendo planejado. O alvo era o Banco do Brasil de Oeiras. O assalto estava planejado para quarta-feira da semana passada, mas foi abortado. A Polícia Militar da cidade reforçou a segurança do local e os criminosos nem chegaram a tentar o arrombamento.
Partiram então para o município de Curimatá. Para conhecer a rotina da cidade, os assaltantes montaram uma pequena banca de confecções em frente ao banco. Quando o carro-forte abasteceu o cofre, a quadrilha agiu. O roubo só não foi efetivado porque a porta do cofre não cedeu às explosões.
Frustrado o assalto, os criminosos fugiram levando consigo o equipamento que armazena as imagens do circuito interno de câmeras. O aparelho foi encontrado horas depois, no interior de um dos quatro veículos apreendidos com o bando.
Mais investigações
A polícia analisa agora se a quadrilha participou de assaltos a banco em outras regiões do país. Fotos e impressões digitais dos assaltantes foram solicitadas pelos estados da Bahia e Pernambuco.
Fotos
Imagem: Marcelo Cardoso - Portal AZAssaltantes
Imagem: Marcelo Cardoso - Portal AZAssaltantes
Imagem: Marcelo Cardoso - Portal AZArmas e materiais apreendidos pela policia
Imagem: Marcelo Cardoso - Portal AZA quadrilha usava armamento pesado para assaltar as agências bancarias do estado
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook