Abdias Queiroz emociona a Assembleia ao receber cidadania piauiense
16/12/2015 09h52Fonte Alepi
Uma solenidade emocionante marcou nesta terça-feira (15) a entrega do título de cidadão piauiense ao professor Abdias Lima Queiroz. Familiares, amigos, professores e alunos de judô coloriram as galerias do plenario da Assembleia Legislativa, contrastando o vermelho do plenário com o branco do kimonos, também vestido com orgulho pelo homenageado, uma das maiores referências do judô no Brasil e patriarca de uma família de dez filhos, nove deles dedicados ao esporte.
Aprovado por unanimidade, o título de cidadania concedido ao professor Abdias Queiroz atendeu a requerimento do deputado Marden Menezes (PSDB), que fez um relato da tribuna da Casa sobre os feitos do agraciado e a contribuição dele ao judô no Piaui e no Brasil. “O titulo de cidadão piauiense, embora tardio, é um justo reconhecimento ao legado deixado ao nosso Estado pelo professor Adbias Queiroz”, disse.
Cearense de Quixada, o homenageado chegou ao Piauí no início da década de 70 para ministrar um curso de defesa pessoal na Policia Militar. Hoje, são mais de 40 anos de uma história vitoriosa, que a cada ano rende um número expressivo de medalhas para o judô piauiense. A atuação do mestre foi lembrada pelos atletas que compareceram ao plenario, como o jornalista e servidor publico Laércio Caldas.
Várias vezes campeão na categoria de 73 quilos, Stanley Torres, também fez questão de homenagear Abdias Queiroz. Ele pratica judô desde os sete anos de idade, mas preferiu falar do aprendizado para sua formação de cidadãoo às glorias das conquistas. “O que se aprende no tatame se leva para vida”, resumiu o aluno irreverente, que se transformou no fisioterapeuta e estudante do 4° periodo de Engenharia Civil.
Representando o homenageado, o professor Danys Queiroz falou da tribuna da Assembleia Legislativa e enalteceu o trabalho do pai como desportista e padagogo. Ele é um dos dez filhos do mestre reconhecido não só no Piaui, como em nível nacional e internacional, pela formação de excelentes atletas, discípulos e, sobretudo, cidadãos. Um dos discipulos de Abdias Queiros, o professor Expedito Falcão, é o treinador da medalhista de ouro olímpico, a piauiense Sara Menezes.
Antes do encerramento da sessão, Danis Queiroz quebrou o protocolo e, no plenário, fez o tradicional cumprimento ao mestre Abdias Queiroz, junto com os irmãos e os judocas presentes.