Alunos da rede estadual poderão ter gratuidade no transporte
17/02/2017 14h38Fonte Alepi
Os alunos da rede pública do Estado do Piauí deverão ser beneficiados com a gratuidade no transporte escolar. A proposta é do deputado Marden Menezes (PSDB) que apresentou o projeto de lei nº 07, de 08 de fevereiro deste ano.Pela proposta, serão beneficiados estudantes de famílias atendidas por um dos vários programas sociais do governo federal, estadual ou municipal; consumir a taxa mínima residencial mensal de água e energia elétrica - em até 30 kw/hora - e comprovar não possuir renda familiar superior a um salário-mínimo ao mês.
O deputado Marden Menezes assegura, que a Constituição Federal garante o direito a condições de acesso e permanência na escola. “Os programas de educação asseguram o exercício da cidadania”. Esse programa inclui o fator transporte, por sua essencialidade”.
Orçamento
O Executivo, através da Secretaria Estadual de Educação, reservará em seu orçamento anual os recursos específicos que absorvam totalmente os custos com a preparação, confecção e distribuição da cédula de identidade estudantil. Serão expedidos carteiras ou cartões estudantis através das associações reconhecidas, mediante termo de cooperação. As carteiras serão distribuídas gratuitamente.
Marden Menezes lembra que a gratuidade na passagem do transporte escolar para os alunos de baixa renda nas escolas da rede pública foi acorda com a secretária de Educação do Estado, Rejane Dias, ainda em 2015.
O deputadpo afirmou que, na verdade, é um projeto pioneiro, porque não existe em nenhum estado do Brasil. Na jusjtificativa, o autor ressalta que quanto mais alunos nas escolas públicas, mais recursos estão garantidos para a Educação.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook