Assembleia entrega título de cidadania a diretor jurídico da CSN

14/03/2017 08h43


Fonte Alepi

Nesta terça (13) a Assembleia Legislativa entregou o Título de Cidadão Piauiense ao Dr. Manoel Carlos de Almeida Neto, uma honraria proposta pelo presidente da casa, deputado Themístocles Filho (PMDB).

Dr. Manoel Carlos é doutor em direito do Estado pela Universidade de São Paulo, mestre em direito público pela Universidade Federal da Bahia, professor convidado do programa de pós-graduação em direito da USP, publicou os livros: “direito eleitoral regulador”, “o novo controle de constitucionalidade municipal”, entre diversos títulos em coautoria no Brasil e no exterior.
Imagem: AlepiAssembleia entrega título de cidadania a diretor jurídico da CSN.(Imagem:Alepi)

Manoel Carlos de Almeida Neto nasceu na Bahia. No Piauí, mereceu destaque a sua atuação acadêmica em várias participações na condição de ministrante de diversos cursos de pós-graduação. Destacou-se como professor convidado em cursos de pós-graduação da UFPI, na escola judiciária eleitoral do TRE/PI, além da participação em cursos e seminários promovidos pela OAB/PI.

No âmbito profissional, foi secretário geral da presidência do Supremo Tribunal Federal, no período de 2014 a 2016, secretário geral do Tribunal Superior Eleitoral, no período 2010 a 2012, foi procurador geral municipal e atualmente na condição de advogado exerce o cargo executivo de diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional.

“É uma honra para mim fazer a saudação em nome desta casa da democracia, ao ilustre advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, que através de projeto de minha autoria, recebe, neste momento, o título de cidadão piauiense. Homem de invejável bagagem intelectual, coleciona os mais valiosos e renomados títulos acadêmicos, com vasta experiência na administração pública e privada”, disse o deputado Themístocles.

O homenageado, durante suas palavras, ressaltou a importância da história do Piauí e os caminhos percorridos que o trouxe até ao estado. “Na feliz coincidência de receber esse título no dia 13 de março, data tão importante e significativa, presto a minha singela homenagem à memória dos heróis da Batalha do Jenipapo, vitoriosos na guerra maior da liberdade pátria”, pontuou.

“Em minha jornada profissional como professor universitário, servidor público e advogado, pude acompanhar de perto as lutas legítimas do glorioso Piauí. Nesse ponto,registro o meu agradecimento pessoal ao também cidadão piauiense, o eminente Ministro Enrique Ricardo Lewandowski, juiz de coragem de quem tive a honra e o privilégio de ter sido secretário-geral da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF),do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e aluno de sempre na Universidade de São Paulo (USP)”,
explicou.

O homenageado destacou ainda que CSN já investiu R$ 2 bilhões no Piauí, no âmbito da Ferrovia Transnordestina, além de já ter apresentado plano de investimento de mais R$ 540 milhões no sul do Estado, por meio de projeto agroflorestal, em área de 175 mil hectares, apto a gerar milhares de empregos. “Tudo isso porque o notável diretor-presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, empreendedor visionário, um dos maiores e mais importantes empresários do País, acredita e confia na potencialidade e desenvolvimento contínuo do Estado”, complementa.

Dr. Manoel Carlos é reconhecido por sua atuação o qual foi condecorado com ordem do mérito militar, no grau de comendador. Além disso, recebeu comenda semelhante pelo Exército Brasileiro, e pela marinha do Brasil recebeu a comenda no grau de cavaleiro; com a medalha mérito Santos Dumont foi condecorado pelo comando da aeronáutica, e pela medalha da inconfidência, pelo governo de Minas Gerais, além de ter sido agraciado com o troféu Dom Quixote de la Mancha.

Themístocles Filho disse que era justa e merecida a homenagem prestada ao advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, já que ele sempre deu pronto atendimento aos assuntos de interesse do Piauí nos cargos que tem ocupado, além de ter comparecido ao Estado em várias ocasiões para ministrar cursos, atendendo convites, dentre outros, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: tribunal, estado, piauiense