Audiência Pública debate hanseníase no Piauí

16/09/2015 16h59


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarAudiência Pública debate hanseníase no Piauí.(Imagem:Alepi)Audiência Pública debate hanseníase no Piauí.

A Assembleia Legislativa realizou hoje (16) Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos para debater a incidência de hanseníase no Piauí. O requerimento é da deputada Flora Izabel (PT) e contou com a presença dos deputados Liziê Coelho (PTB) e dr. Hélio (PTC).

Participaram das discussões no plenarinho da Assembleia Legislativa, convidados de Teresina e de entidades nacionais. Flora Izabel disse que “no Brasil foram diagnosticados 31 mil novos casos da doença e, a estatística garante o país em um dos primeiros lugares no mundo”. No ano passado foram diagnosticados mais 10% de novos casos de hanseníase em menores de 15 anos.

O Piauí, segundo a deputada Flora Izabel, é um dos estados endêmicos em hanseníase. Em Teresina foram diagnosticados, em 2014, 436 novos casos da doença. Desses, 40 eram menores Também participou das discussões Artur Custódia, Coordenador Nacional do Movimento de Combate a hanseníase.

Ele afirmou que as pesquisas registraram 31.064 casos da doença em todo o país. Todos, em pessoas acima de 20 anos de idade. O Brasil está no primeiro lugar na incidência de hanseníase. Segundo ele, atualmente o Brasil só perde para a Índia que registrou 130 mil casos. A maioria, nas camadas mais pobres da população. Falta investimentos públicos para o combate a hanseníase.

O Piauí, segundo Artur, é um dos cinco estados com maiores casos da doença. Atualmente, ainda existem 33 Colônias para tratamento de hanseníase, a exemplo de Parnaíba. Artur Custódia amanhã deverá visitar a cidade de Floriano onde, segundo pesquisadores da Universidade Federal do Piauí foram registrados novos casos da doença.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica