CCJ aprova pagamento de folga a agente penitenciário
07/07/2015 11h38Fonte Alepi
Foi aprovado hoje (7) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) autorização de abono de folga facultativa de agentes penitenciários a título de “Operação Planejada Justiça”. A medida visa remunerar os servidores em períodos de folga para que os mesmos possam prestar serviço na nova penitenciária de Altos, que ainda não possui número suficiente de servidores.O relator do projeto, deputado Rubem Martins (PSB), deu parecer favorável e explicou que esta é uma medida emergencial do governo para suprir a deficiência do seu quadro de servidores. Dessa forma um servidor que trabalha em turnos 24hx72h que tem direito a três dias de folga, poderá receber por um dia de folga trabalhado. “O governo está tendo dificuldade de contratar, esta é uma medida de urgência. Cabe agora a regulamentação dentro da Secretaria de Justiça”, disse.
A Comissão também aprovou Projeto de Lei do deputado Robert Rios (PDT) que visa adequar o compartilhamento de informações de identificação civil entre os órgãos da administração direta e indireta no Estado do Piauí. De acordo com o autor, o projeto tem como objetivo sanar essa deficiência. “Temos um banco de dados que não é compartilhado, é importante disponibilizar com outros entes”, explica.
Após análise da CCJ foi retirado de pauta projeto de iniciativa do Executivo que institui o Sistema de bônus pecuniário aos policiais civis e militares pela apreensão de armas. Para o presidente da CCJ, deputado Robert Rios, o projeto não tem fundamento uma vez que é função primordial do policial combater o crime. “Dessa forma estamos reconhecendo que o nosso policial não é sério e temos que bonificá-lo para fazer seu serviço”, questiona.
O deputado João de Deus (PT) concordou com Robert Rios e sugeriu uma discussão mais ampla. Ficou agendada para a próxima terça-feira (14) reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça, de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e de Administração Pública. Participaram da reunião os deputados Robert Rios (PDT), João de Deus (PT), Antônio Félix (PSD), Edson Ferreira (PSD), Dr. Hélio (PTC).
Confira as últimas notícias sobre PolÃtica: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews