Cinco vices que assumiram prefeituras no Piauí vão disputar reeleição em 2024

24/06/2024 14h26


Fonte ClubeNews

Imagem: DivulgaçãoOs gestores foram eleitos em 2020 na condição de vice, porém, assumiram o comando do Poder Executivo de suas respectivas cidades.(Imagem:Divulgação)Os gestores foram eleitos em 2020 na condição de vice, porém, assumiram o comando do Poder Executivo de suas respectivas cidades.

Ao menos cinco prefeitos do Piauí, que tomaram posse ao longo dos últimos quatro anos, vão disputar a reeleição em 2024. Os gestores foram eleitos em 2020 na condição de vice, porém, assumiram o comando do Poder Executivo de suas respectivas cidades após a saída dos titulares.

Caso consigam lograr êxito após o pleito de outubro, a legislação eleitoral não permitiria que os prefeitos disputassem a reeleição novamente, já que integravam a chapa majoritária eleita na votação anterior.

Madeiro do Piauí

O então vice-prefeito de Madeiro do Piauí, Pedro Filho (MDB), assumiu a Prefeitura da cidade em 1° de dezembro de 2021, após o assassinato do prefeito José Ribamar de Araújo Filho, o Zé Filho (Progressistas), no dia 28 de novembro.

Zé Filho ele estava em um campo de futebol no município quando foi surpreendido pelos disparos de arma de fogo. O prefeito assistia ao jogo do Campeonato Madeirense ‘Taça Prefeito Zé Filho’ quando foi assassinado.

Pedro Filho era filiado ao Progressistas, mas migrou ao MDB para disputar a reeleição.

Floriano

Para compor a disputa ao Senado Federal, nas eleições de 2022, Joel Rodrigues (Progressistas) renunciou ao cargo de prefeito de Floriano. O vice, Antônio Reis (PSD), assumiu o posto desde então e é pré-candidato à reeleição em 2024.

Joel Rodrigues obteve 892.010 votos e não foi eleito. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “os chefes do Executivo devem renunciar a seus mandatos até seis meses antes da eleição para concorrerem a outros cargos”.

O prefeito Antônio Reis foi eleito, em 2020, na chapa de Joel Rodrigues, pelo Democracia Cristã (DC) e se filiou ao PSD em 2024. Apesar da troca de partido, o gestor mantém ligação política com o senador Ciro Nogueira (Progressistas).

Paquetá

A situação é semelhante em Paquetá, onde o então vice-prefeito, Dr. Clayton Barros (Progressistas), tomou posse ao Executivo Municipal em março de 2022. O titular do cargo, Dr. Thales Coelho (Progressistas), renunciou para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Thales Coelho foi eleito deputado estadual como o terceiro mais votado da Alepi, com 57.761 votos. O prefeito Clayton Barros manteve a relação política com Thales Coelho e vai disputar a reeleição pelo Progressistas.

Pedro II

Na cidade de Pedro II, a vice-prefeita Betinha Brandão (Progressistas) assumiu a Prefeitura do Município após a morte do titular, Alvimar Martins (Progressistas), em 21 de maio de 2022. O gestor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Teresina desde o dia 13 de maio daquele mesmo ano.

De acordo com o boletim médico emitido pelo hospital, Alvimar Martins foi diagnosticado com choque séptico (infecção generalizada), estava intubado e em ventilação mecânica.

A então vice-prefeita Betinha Brandão já estava no cargo, provisoriamente, enquanto o prefeito estava afastado e foi empossada definitivamente como prefeita. Em 2024, Betinha Brandão concorrerá à reeleição pelo Progressistas.

Cocal

O caso mais recente foi registrado em Cocal. O então prefeito Nonatinho do Sindicato (PT), eleito em 2020, renunciou à função em 11 de fevereiro de 2024 para assumir o cargo comissionado de coordenador de Desenvolvimento Territorial do Governo do Piauí.

Ele comunicou a decisão em carta aberta nas redes sociais. A coordenadoria, que tem status de secretaria, foi criada durante a reforma administrativa no fim da gestão da ex-governadora Regina Sousa (PT), por sugestão do atual governador Rafael Fonteles (PT).

O vice-prefeito, Douglas Lima (PT), foi conduzido à titularidade da Prefeitura de Cocal e vai disputar a reeleição no Município no mês de outubro.


Tópicos: prefeito, cargo, vice