Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro para ser ministro da Casa Civil

27/07/2021 16h25


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoCiro Nogueira(Imagem:Reprodução)Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) confirmou, em publicação no Twitter, que aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para assumir o comando do Ministério da Casa Civil.

O senador chegou ao Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (27) para acertar detalhes com o presidente Jair Bolsonaro sobre sua indicação ao cargo, o mais importante na estrutura ministerial.

Nogueira estava de férias no México e chegaria ao Brasil nesta segunda-feira (26), no entanto, houve um problema em um voo internacional e desembarcou em Brasília nesta terça.

"Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente Jair Bolsonaro. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita."

Estratégia política

Ciro Nogueira é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão.

A ida de Ciro para Casa Civil resultará em uma minirreforma ministerial. Atual chefe da pasta, o general Luiz Eduardo Ramos deve ser deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência. 

Já o ministro Onyx Lorenzoni, que está na Secretaria-Geral, deve assumir o Ministério do Emprego, que será recriado por Bolsonaro nos moldes do antigo Ministério do Trabalho.

Suplência

Com a ida de Ciro Nogueira para a chefia da Casa Civil, quem assume o mandato no Senado Federal é sua mãe, Eliane Nogueira.

Eliane e Silva Nogueira Lima é empresária, nascida em 3 de julho de 1949, e sempre esteve próxima da política – em razão do casamento com Ciro Nogueira Lima, cujo pai, Manoel Nogueira Lima, vem de uma longa tradição política na cidade piauiense de Pedro II. Eliane é gestora de empresas da família, tendo desenvolvido no dia a dia dessas companhias sua experiência em administração.

Em 2018, após estar nos bastidores de outras campanhas do filho para deputado federal (1994, 1998, 2002 e 2006) e para senador em 2010, Eliane Nogueira disputou a sua primeira eleição na condição de suplente de senador e agora assume a cadeira como senadora pelo estado do Piauí.