Dilma usará reunião com ministros para conter divergências no governo

11/01/2015 10h53


Fonte GP1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDilma Rousseff (PT)(Imagem:Divulgação)Dilma Rousseff (PT)

Preocupada com as divergências entre ministros com pensamentos antagônicos e com declarações consideradas estabanadas na área econômica, a presidente Dilma Rousseff (PT) chamará todos os titulares das pastas para uma reunião que deverá ocorrer no próximo dia 27, no Palácio do Planalto.

Será a primeira reunião de Dilma com todos os ministros escolhidos para o segundo mandato. O objetivo é unificar o discurso que todo o governo terá de defender nos próximos quatro anos. Se não for possível acabar com as divergências, a ordem da presidente será uma só: evitar discussões em público.

Interlocutores da presidente dizem que ela quer evitar a troca de recados entre ministros na imprensa. Dilma estaria irritada ainda com especulações e vazamentos sobre suas nomeações para cargos do segundo escalão, assunto intimamente ligado à articulação do governo com o Congresso e que afeta diretamente a saúde da coalizão que ajudou a elegê-la para o segundo mandato.

Para retomar o controle das conversas, durante a semana, Dilma ordenou que o ministro de Relações Institucionais viesse a público para falar dos critérios de escolha e dizer que o Planalto não irá interferir nos “assuntos administrativos” da Câmara e do Senado.

O recado mandado pela presidente lista três critérios: não envolvimento em denúncias de corrupção e equilíbrio entre os partidos que a apoiam. A reunião com todos os titulares ocorrerá após o retorno da presidente e de sua equipe econômica do Fórum Mundial Econômico de Davos. Ele deve viajar para a Suíça no próximo dia 21 de janeiro.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: presidente, dilma, ministros