Em cinco municÃpios piauienses, disputa para a prefeitura é apenas entre candidatas mulheres
04/10/2024 20h25Fonte Cidadeverde.com
Imagem: TSEEm cinco municípios piauienses, disputa para a prefeitura é apenas entre candidatas mulheres.
Os eleitores de cinco municípios piauienses vão escolher entre duas mulheres para o cargo de prefeita para os próximos quatro anos. Das cinco cidades, três são geridas atualmente por mulheres (Ilha Grande, Jurema e Pedro II), e outras duas têm prefeitos homens (Buriti dos Lopes e Capitão de Campos). Todas elas já tiveram prefeitas mulheres em algum momento.
Além dessas cinco cidades, uma das 11 cidades com candidatura única também tem uma prefeita inscrita no pleito. Em Cocal de Telha, Karyne do Rodrigão (PSD) é prefeita e candidata a reeleição no município. Em casos de candidatura única, basta um voto para que o candidato seja eleito.
Em todos os municípios do Piauí, dos 493 candidatos a prefeito, 72 são mulheres, ou seja, 15%. O percentual é o menor do Nordeste.
Os eleitores piauienses vão às urnas em primeiro turno no dia 6 de outubro. A votação se inicia às 8h e se encerra às 17h.
Veja quem são as candidatas a prefeita nas cidades com duas mulheres na disputa:
Pedro II:
Com o 10º maior eleitorado do Piauí, a cidade de Pedro II vai escolher entre a atual prefeita e uma ex-prefeita quem administrará o município pelos próximos quatro anos a partir de 2025. Os pouco mais de 35 mil eleitores vão escolher, além da próxima prefeita, o vice-prefeito e 13 vereadores do poder legislativo municipal.
Imagem: ReproduçãoBetinha Brandão (MDB) e Neuma Café (PT)
Betinha Brandão (MDB)
A prefeita Betinha Brandão (MDB) é candidata a reeleição. Ela era vice-prefeita do município e assumiu o cargo em maio de 2020 após a morte do então prefeito Alvimar Martins. Servidora pública, se elegeu como vice-prefeita pela primeira vez em 2016, sendo reeleita no pleito de 2020, repetindo a mesma chapa com Martins. Tem como candidato a vice o vereador Carlinhos Oliveira, do Progressistas.
Neuma Café (PT)
A ex-prefeita Neuma Café (PT) tenta voltar ao comando da prefeitura de Pedro II após 9 anos. Eleita vice-prefeita em 2012 ao lado do primo, o ex-prefeito Walmir Café, assumiu o cargo após a renúncia do titular em 2013, pouco tempo após a posse. Permaneceu no cargo até 2016, quando tentou a reeleição mas não conseguiu. Tentou novamente em 2020, e também não obteve êxito. Tem como candidato a vice-prefeito o médico Dr Natálio, do PSD.
Buriti dos Lopes:
Na cidade de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí, os pouco mais de 15 mil eleitores do município irão escolher entre duas mulheres a próxima prefeita do município. As duas são, inclusive, vereadoras do município. Elas pleiteiam suceder o atual prefeito, Júnior Percy (PP).
Imagem: TREJaqueline Brito (esq.) e Laura Rosa (dir.) disputam a prefeitura de Buriti dos Lopes.
Jaqueline Brito (PT)
A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) é a vereadora Jaqueline Brito, que foi eleita pela primeira vez para o parlamento municipal em 2008 e está no quarto mandato. Administradora, tenta pela primeira assumir a prefeitura municipal. Tem como candidato a vice o ex-prefeito Bernildo Val.
Laura Rosa (PP)
A candidata pelo Progressistas (PP) é a também vereadora Laura Rosa. Pedagoga, foi eleita em 2020 pela mesma sigla para a Câmara Municipal e tenta, pela primeira vez, assumir o cargo de prefeita. Tem como candidata a vice a professora Ana Lúcia Tavares.
Ilha Grande:
Outro município da planície litorânea que terá disputa feminina é Ilha Grande. Por lá, a eleição de 2024 será uma reedição do pleito de 2020, ou seja, as mesmas candidatas se enfrentam: a atual prefeita, Marina, e a enfermeira Bernadete Leal.
Imagem: TREBernadete Leal (esq.) e Marina Brito (dir.) se enfrentam nas eleições de Ilha Grande.
Bernadete Leal (MDB)
A enfermeira Bernadete Leal tenta, pela segunda vez, assumir o cargo de prefeita de Ilha Grande. Foi candidata em 2020, mas não se elegeu. Em 2016, foi candidata a vereadora de Parnaíba, ficando com a suplência. Bernadete foi secretária de saúde de Ilha Grande na gestão do ex-prefeito Herbert Silva. Tem como candidato a vice o empresário Herbert Júnior, do MDB.
Marina Brito (PP)
A prefeita Marina Brito (PP) é candidata à reeleição. Professora, disputou pela primeira vez o cargo nas eleições de 2016 e não se elegeu. Conseguiu chegar ao cargo nas eleições de 2020. Tem como companheiro de chapa o atual vice-prefeito Dachaga, do União Brasil.
Capitão de Campos:
Em Capitão de Campos, que fica a 135 km de Teresina, as duas candidatas tentam pela primeira vez assumir o cargo de prefeita e suceder o atual prefeito Tim Medeiros.
Imagem: DivulgaçãoAlyne Batista (esq.) e Eroneide (dir.) disputam as eleições em Capitão de Campos.
Alyne Batista (PT)
A enfermeira Alyne Batista está atualmente como vereadora e disputa pela primeira vez a prefeitura de Capitão de Campos. Se candidatou pela primeira vez em 2020, onde alcançou o posto de vereadora. Tem como candidato a vice-prefeito Salvador Neto (PP).
Eroneide (MDB)
A servidora pública municipal Eroneide Gomes também disputa pela primeira vez o cargo de prefeita. Foi candidata nas eleições de 2020 ao cargo de vereadora, ficando com a suplência. Tem como candidata a vice-prefeita a professora Netinha Freitas (PDT), que é vereadora.
Jurema:
No município de Jurema, que fica a cerca de 580 km de Teresina, os eleitores terão uma disputa eleitoral depois de oito anos. Isso porque no último pleito, a prefeita se elegeu sendo candidata única.
Imagem: TREDra. Kaylanne (esq.) e Lucrécia (dir.) se enfrentam nas eleições de Jurema
Dra. Kaylanne (MDB)
A prefeita Dra. Kaylanne (MDB) é candidata à reeleição. Advogada, venceu o pleito de 2020 como candidata única. Antes, nas eleições de 2012 e 2016, havia tentado e não se elegeu. Tem como candidato a vice-prefeita a vereadora Mila do Ricardo (MDB).
Lucrécia (PT)
A empresária Lucrécia Maria (PT) disputa pela primeira vez um cargo eletivo no município de Jurema. Tem como candidato a vice-prefeito o vereador Euclides (PT).
Confira as últimas notícias sobre PolÃtica: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews