Em discurso, governador diz que Lula é grande lÃder e buscará Bolsonaro
02/01/2019 08h00Fonte CidadeVerde.com
O governador Wellington Dias (PT) chegou à Assembleia Legislativa do Piauí por volta das 15h50 para tomar posse do seu 4º mandato. Ele estava acompanhado da vice-governadora Regina Sousa e de várias outras autoridades e familiares. Os senadores eleitos Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (PP) acompanharam a primeira etapa da cerimônia de posse, comandada pelo presidente da Alepi, deputado estadual Themístocles Filho.Os arredores da Alepi foram isolados e tiveram reforço na segurança. Só houve um acesso ao local. O governador foi recebido por Themístocles Filho e não falou com a imprensa ao chegar na Assembleia. Após a solenidade de posse está prevista uma entrevista coletiva.
O governador - que estava acompanhado da esposa Rejane Dias e dos filhos Yasmin, Jairo e Vinicius, além da neta Júlia, foi conduzido ao plenário pelos deputados estaduais Georgiano Neto e Flora Izabel. Estiveram presentes na Alepi o desembargador Joaquim Santana - representando o Judiciário, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Abelardo Vilanova e o comandante da Polícia Militar, Coronel Lindomar Castilho. A ex-vice-governadora Margarete Coelho também prestigia a solenidade.
A sessão foi aberta com o juramento do governador e da vice Regina Sousa. Em seguida, o presidente da Casa, Themístocles Filho, deu posse aos dois.
Imagem: CidadeVerde.com
Lula, gestão enxuta e Bolsonaro marcam discurso
No seu discurso de 18 minutos lido em um tablet, Wellington Dias lembrou o ex-presidente Lula e disse que não deixaram que ele acompanhasse sua caminhada nas eleições 2018. "O primeiro sentimento é de gratidão ao tomar posse no 4º mandato. É um privilégio ter sido eleito para esta nova missão. Gratidão à minha família e em especial a Deus por permitir chegar a este posto mais uma vez. Gratidão aos líderes de cada município, estaduais, federais, partidários, sociais - do setor público e privado. Gratidão em nome de um líder que não pode estar conosco nas caminhadas e não deixaram. Pelo que este líder fez pelo Piauí. Este líder é Luiz Inácio Lula da Silva", afirmou.
Wellington Dias prometeu chegar em 2022 com o IDH alto do Piauí e lembrou dos desafios enfrentados nos primeiros mandatos e disse que muito há o que se fazer. "Tínhamos problemas de abastecimento, estradas esburacadas, educação limitada e com baixos indicadores, os desafios que foram vencidos em cada lugar estão na minha memória. Vamos completar o que está faltando. Lembro da ausência do ensino médio em várias lugares. Eu mesmo tive que me deslocar 500km para estudar. Fizemos chegar em todos os municípios, agora queremos chegar o ensino superior. A internet com 4mb chegando no interior", declarou.
O governador falou que é otimista e destacou as parcerias público-privadas; o potencial energético e fez promessas, como obras de mobilidade urbana. "Aqui temos que avançar muito ainda. Seguiremos com a expansão do ensino superior e pós-graduação e queremos chegar ainda em 2019 a todos os municípios. Redução do analfabetismo, criminalidade, obras de mobilidade urbana. Mesmo em período em que muitos estados caíram atrasando salários, o Piauí ficou de pé. Equilíbrio financeiro é o maior desafio", destacou.
"O objetivo é garantir capacidade de investimento. Vamos fazer uma política de gestão de pessoal com menos custo e mais eficiência e medidas para buscar o equilíbrio da previdência. Alinhamento com o orçamento que esta Casa aprova e o financeiro, além do controle dos gastos com custeio. Devemos apresentar nos próximos dias mais do que uma reforma, mas a missão do nosso programa de governo. O governador assume aqui um contrato com o povo para os 4 anos e cada gestor com a sua área", afirmou.
No final do discurso, Wellington Dias assegurou que vai procurar o presidente Jair Bolsonaro para garantir investimentos ao Estado.
"Vamos trabalhar com mais avanços no marco regulatório, regulação fundiária, gestão fiscal para atrair mais investimentos. Queremos aumentar a renda, tudo isso para colocar o Piauí em 2022 com IDH alto. Vamos buscar integração com o Governo Bolsonaro. Buscarei o Congresso Nacional, buscarei o presidente. Vamos tomar medidas que podem não agradar, mas serão necessárias", finalizou.
Palácio de Karnak
Da Alepi, o governador seguiu para o Palácio de Karnak, onde chegou por volta das 17h40. Dias fez revista à tropa na avenida Antonino Freire antes de entrar na sede do Executivo estadual para receber a faixa.
A neta Júlia foi quem entregou o acessório ao governador. O cerimonial fez uma mensagem resgatando Esperança Garcia e várias crianças representando indios entraram com a faixa e balões brancos simbolizando a paz. Ao fundo, a música Herdeiros do Futuro, de Toquinho.
A Solenidade foi bastente concorrida e, assim como na Alepi, teve segurança reforçada. Os acessos ao Palácio de Karnak foram limitados. O último ato do governador foi assinar o termo de recondução ao cargo e o decreto mantendo toda a sua equipe de forma interina. Os servidores comissionados com cargos DAS, DAI do primeiro, segundo e terceiro escalão também permanecem.
Se despedindo do cargo, a ex-governadora e deputada federal eleita Margarete Coelho foi homeneageda. "Orgulho de ser a primeira vice-governadora em 200 anos de história", disse.
Em seguida, a vice-governadora Regina Sousa discursou antes do encerramento da solenidade.