Fábio Novo pede apoio para restauração do antigo prédio da Alepi
20/02/2016 12h45Fonte Alepi
Imagem: AlepiClique para ampliarFábio Novo e Themístocles Filho, parceria Alepi Secult para restaurar prédio.
A preocupação com a preservação de prédios públicos, muitos deles verdadeiros patrimônios arquitetônicos da humanidade, faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário de Cultura do Estado do Piauí, deputado Fábio Novo (PT). Ele está com um projeto em mãos, de restauração da fachada do antigo prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, no centro de Teresina, onde hoje funciona a Secretaria de Cultura do Piauí.
Para que o projeto possa ser posto em prática, o secretário está dialogando com todos os deputados estaduais, a fim de conseguir o apoio através de uma emenda parlamentar. “Como se trata da antiga sede do Poder Legislativo, estamos pedindo a cada deputado estadual, que disponibilize uma emenda parlamentar, para que a gente possa formar um bolo e com isso, fazer o restauro de todo o prédio”, disse o deputado Fábio Novo, salientando que já conversou com vários deputados e que pelo menos, vinte deles, já sinalizaram positivamente. Precisamos do apoio de 23 deputados e já temos o apoio de vinte deles”, afirma.
Segundo ele, a partir de agora será feita uma licitação, para contratar uma empresa na área de restauro e tocar em frente o projeto, que está orçado em cerca de Um milhão e duzentos a um milhão e quatrocentos mil reais, para fazer todo o restauro e equipamentos. O prédio está localizado ao lado da Prefeitura de Teresina, ao lado da Praça da Bandeira, um espaço onde se encontra, de acordo com Fábio Novo, uma parte mais histórica da cidade.
“Se conseguirmos executar esse projeto, ele ficará como um cartão postal do Piauí e da cidade de Teresina. A ideia é tenhamos ali, um palácio da cultura e, obviamente, dentro desse palácio vai está contida a história do Poder Legislativo do Estado do Piauí”.
O secretário de Cultura enfatizou que o prédio será destinado também para visitação pública, aonde as pessoas poderão ver, inclusive, onde ocorreram as cassações de deputados durante o Regime Militar. “Foi ali naquele prédio onde aconteceram as cassações de vários deputados estaduais, dentre eles do deputado Celso Barros, Themístocles Sampaio Pereira, pai do presidente da Casa, enfim, tem toda uma história, um contexto, da cena política que se viveu dentro daquele prédio, que hoje é tombado pelo patrimônio estadual”, relata.