Governador e Firmino Filho divergem sobre atraso no repasse para a Saúde
04/10/2019 14h43Fonte Cidadeverde.com
O governador Wellington Dias (PT) reagiu nesta sexta-feira (4) as críticas do prefeito Firmino Filho (PSDB) com relação ao cofinanciamento da saúde e repasses do ICMS. Ao ser questionado se as criticas são políticas, o governador disse que são "estranhas".Firmino Filho apóia a decisão dos prefeitos que desejam ingressar na Justiça contra o Estado. Além do prefeito, a deputada Lucy Soares, que é primeira-dama, tem feito críticas ao Estado.
"Se o Palácio das Cidades resolve antecipar o processo eleitoral e fazer das questões que são próprias do Estado e municípios, trazer para o campo da política, pode fazer, mas eu quero ficar na gestão administrativa. Quero cada vez mais resultados. Seguirei focado na gestão. Não alterarem o ritmo de trabalho. Sobre eleições só tratarei em 2020. Não posso negar que está estranho", disse.
Imagem: Roberta Aline/Cidadeverde.comGovernador Wellington Dias (PT)
Sobre as eleições, o governador falou sobre a relação com o ex-senador João Vicente Claudino. Wellington afirma que durante a sucessão de 2022, o nome de João Vicente será lembrado.
"O PT e PTB sempre estiveram juntos em todas as últimas eleições desde 2002. Estou feliz e quero seguir trabalhando. Sempre fui um grande parceiro do Piauí. Vamos seguir nessa direção. É uma relação estratégica", afirmou.
Nova Maternidade
O governador visitou as obras da nova maternidade. A obra deve ser entregue no final de 2020. Ele avalia que o cronograma tem sido cumprido.
"Estamos dentro do cronograma. Esse é o ponto importante. É um hospital grande. Ele tem por objetivo e, mais que substituir a maternidade Evangelina Rosa, é ter uma estrutura moderna e maior. São 286 leitos . É um parceria com o governo federal e ministério da Saúde. O secretário Florentino Neto sabe da importância de seguir o cronograma. A maternidade deve ser entregue no próximo ano", afirmou Dias.
Wellington destaca a importância da maternidade para o atendimento à saúde de crianças e gestantes.
"Fazemos o acompanhamento semanal e é a prestação de contas. O lado bom é que vamos ter uma estrutura nova e garantir melhor resultado com conforto para quem trabalha, médicos, enfermeiros e pacientes. O lado bom que é a obra deve ser entregue no final do próximo ano. Vai ser uma referência para o Norte e Nordeste. É um prédio de oito andares e será referência", disse.
Firmino nega motivação política em críticas
O prefeito Firmino Filho negou que as críticas ao governador Wellington Dias sejam políticas. Segundo ele, prefeitos que votaram no governador estariam insatisfeitos.
Imagem: Roberta Aline/Cidadeverde.comFirmino Filho
"Não temos nenhuma ação contra o governo. Existe movimentação dos prefeitos. Existem demandas do Estado com as prefeituras. É o caso do Fundef, temos dificuldades com repasse do ICMS, é preciso clarear isso, e problemas graves com o atraso do cofinanciamento da saúde. É importante perceber que os municípios afirmam que vão entrar na Justiça. Se o município de Batalha vencer nos entraremos na Justiça também. O dinheiro é do município", destacou.
Firmino diz que o governo não se preparou para a crise. Segundo ele, a crise tem sido repassada para os municípios.
"Existem uma crise econômica e o governo não se ajustou. Não pode passar essa crise para os municípios. Nao é questão eleitoral. São prefeitos de vários partidos, votaram no governador e estão insatisfeitos. O atraso é grande e impacta a vida da população", destacou.
Veja mais notícias sobre PolÃtica, clique em florianonews.com/politica