Governador lamenta morte de Fidel e diz que Piauà tem gratidão por Cuba
27/11/2016 12h00Fonte Cidadeverde.com
O governador Wellington Dias (PT) lamentou na manhã deste sábado (26) a morte do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro. O anúncio do falecimento foi feito pelo presidente Raul Castro, em pronunciamento na televisão. A morte aconteceu às 22h29 de Havana, 1h29 desta madrugada em Brasília. Em nota, Dias afirmou ter tido o privilégio de estar com Castro por duas vezes e manifestou gratidão ao povo cubano."Tive o privilégio de estar duas vezes com o presidente Fidel Castro e reconheço como importante, a conjuntura que ele vivenciou de embargo e restrições do mundo inteiro em relação ao povo cubano, o êxito que ele proporcionou à Cuba, notadamente nas áreas da Saúde, Educação, Esporte, Cultura, da qualidade de vida para seu povo", disse o governador.
Wellington citou a ajuda dos cubanos através do Programa Mais Médicos e disse que o Piauí é grato ao país. "Somos gratos no Piauí pelo apoio que recebemos com o Programa Mais Médicos e externo aos cubanos que vivem no nosso estado, os sentimentos do povo piauiense de carinho no momento em que perdem esse grande líder, Fidel Castro", declarou.
Imagem: DivulgaçãoWellington Dias
O governador disse ainda que compreende a grande a responsabilidade do atual presidente Raúl Castro de caminhar na transição para integração ao mundo.
"Compreendo que é grande a responsabilidade do atual presidente Raúl Castro de caminhar na transição de ampliação do democrático e de integração ao mundo. Vejo também com alegria o gesto do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no sentido de retirar o embargo que seu país fazia à Cuba. Assim como me alegra a relação do governo brasileiro de cada vez maior aproximação com o povo cubano", finalizou Wellington Dias.
O funeral de Fidel será no dia 4 de dezembro, no cemitério Santa Efigência, na cidade de Santiago de Cuba. Mas o corpo do ex-presidente deve ser cremado ainda hoje, conforme a vontade do próprio Fidel, informou seu irmão e sucessor político, Raúl Castro. As informações são da agência Ansa.
Cuba decretou nove dias de luto nacional pela morte do ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, contados a partir do último sábado (26).
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook