Governador se reúne com secretário da Justiça para traçar metas de 2017
05/01/2017 10h50Fonte Governo do PiauÃ
O governador Wellington Dias reuniu-se com o gestor da Secretaria da Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, e sua equipe para a apresentação do balanço de 2016 e traçar o Plano de Metas para 2017, na terça-feira (3), no Palácio de Karnak. Participaram também da audiência o secretário de Governo, Merlong Solano, e os deputados, Silas Freire e Hélio Oliveira. Na oportunidade foram discutidas a aplicação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Fupen), no valor de aproximadamente R$ 44 milhões e também autorizado para que sejam feitas as promoções aos agentes penitenciários, no próximo dia 18 de janeiro, dia dedicado à categoria.Imagem: Jorge Henrique BastosClique para ampliarReunião com o Secretário de Justiça, Daniel Oliveira.
O secretário da Justiça, Daniel Oliveira, avalia o ano como positivo. “Tivemos várias metas executadas e cumpridas a contento. Avançamos muitos na restruturação do sistema prisional, no qual destaco o uso de novos equipamentos com tecnologia de ponta, assim como avançamos na educação dentro do sistema prisional; criamos um ambiente mais humanizado, mais apto para toda a política de incentivo de ressocialização. Teremos pessoas melhores e qualificação para o mercado de trabalho” disse.
Wellington Dias também destacou os avanços em 2016. “De um lado tivemos o desafio de crescer o número de vagas nos presídios, ampliamos o sistema em que os presos passaram a trabalhar, ter penas alternativas, estudar, ressocializar, tratar de problemas da saúde. Por outro lado, algumas situações que nos impõem a necessidade de concluir algumas obras como a penitenciária de Campo Maior, um Centro de Triagem em Teresina e a penitenciaria de Altos e seguirmos avançando. Comemoramos aqui mais um convênio com o governo federal, para trabalharmos de forma adequada a abertura de vagas”, explica.
Os valores do Fupen serão aplicados na construção de novas unidades prisionais a exemplo da Cadeia Pública de Parnaíba (600 vagas), Centro de Detenção Provisória de Oeiras (204 vagas) e de um Presídio Feminino na região de Picos, além da aquisição de veículos, bloqueadores de celulares, armas e munições.
O chefe do executivo estadual também falou da humanização e ressocialização nos presídios e disse que serão criados um Centro da Gestante e do Bebê e reforçada a política de tratamento da dependência química. “O Centro da Gestante será um local adequado para aquelas mulheres que entram no sistema prisional grávidas, para que possam dar à luz em um ambiente diferenciado. Precisamos criar um ambiente de saúde para essa criança que vem ao mundo. Trabalharemos fortemente com o tratamento da dependência química tanto dentro do sistema prisional, como forma de pena alternativa no sistema provisório junto com as comunidades terapêuticas” disse.
Wellington Dias também autorizou a retomada do concurso para agentes penitenciários e a promoção para o próximo dia 18, e enfatizou que só será possível graças às medidas de austeridades dos gastos que foram tomadas. “ Estávamos impedidos de promover. Diferentemente do que foi falado que não faríamos mais concursos ou promoções, foram essas medidas como a PEC Estadual e tantas outras que nos fazem continuar a crescer e investir”, revela.
Confira as últimas notícias sobre PolÃtica: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews