Governo define recurso adicional para médicos especialistas de ParnaÃba
18/08/2015 14h20Fonte Alepi
O secretário estadual de Saúde, Francisco de Assis, definiu junto com sua equipe o pagamento de recurso adicional para médicos especialistas que atuam na região de Parnaíba, tendo em vista a longa espera da população pela marcação de cirurgias eletivas na rede pública. A proposta foi efetivada durante reunião, nessa segunda-feira (17), com o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC), que vem articulando investimentos e incentivos na área da saúde pública.Imagem: AlepiClique para ampliar
O encontro foi um desdobramento da realização de audiência pública proposta pelo parlamentar, em Parnaíba, com o intuito de promover uma discussão em torno da falta de acesso da população local e região às cirurgias com especialistas, que demoram até um ano para serem realizadas.
Na oportunidade, representantes da Secretaria Estadual de Saúde se comprometeram em apresentar uma solução para o problema, tendo como base o programa de cofinanciamento estadual da saúde.
“O SUS não consegue atrair os profissionais especialistas, pois, atualmente, paga um valor irrisório pelas cirurgias, que, geralmente, são procedimentos de média e alta complexidade. Tal situação atinge de forma grave a população mais humilde, que amarga uma longa espera para conseguir marcar uma cirurgia. É com muita satisfação que hoje vejo um desfecho para essa situação crítica que ocorre em Parnaíba, demonstrando mais uma vez o compromisso do Estado com os pleitos que fazemos em prol da melhoria das condições de vida da população”, argumenta Dr. Hélio.
A definição de uma programação para reduzir as dificuldades da população para a realização de cirurgias eletivas, tais como ortopédicas, gerais e ginecológicas, será iniciada ainda neste trimestre, a partir da parceria entre Governo do Estado, Município, profissionais de saúde e rede hospitalar conveniada. “É uma situação totalmente viável, pois já acontece no Piauí, a exemplo do HGV e do HUT, em Teresina, possibilitando que os especialistas voltem a ter interesse em operar”, explica o deputado estadual.
Retomada das obras da UTI Neonatal do HEDA
Na oportunidade, Dr. Hélio também relembrou o secretário a respeito de outros pleitos, como a retomada das obras da UTI Neonatal, da Unidade de Cuidados Intermediários e do setor onde vai funcionar a agência transfusional do Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA). “Em breve, essas obras devem ser retomadas, ampliando a capacidade de atendimento do hospital”, afirmou o secretário Francisco de Assis. “Foi um momento também de solicitarmos esforços no sentido de atender pleitos justos dos técnicos de enfermagem e enfermeiros debatidos em audiência pública, recentemente, na Assembleia”, reforça Dr. Hélio Oliveira.