Governo do Piauí assina protocolo para ampliar recuperação de celulares em 11 estados

31/07/2024 08h33


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsGovernador Rafael Fonteles(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)Governador Rafael Fonteles

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), viaja até Brasília (DF), na quinta-feira (1°), para assinar um protocolo de intenção junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, repassando o projeto de recuperação de telefones roubados ao Governo Federal.

Implementado em 2023, o projeto já recuperou e devolveu cerca de 6 mil celulares aos verdadeiros donos. O objetivo do Ministério da Justiça é expandir a ação, inicialmente, para 11 estados da federação.

Em entrevista à rádio Clube News, o superintendente de ações integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o delegado Matheus Zanatta, explicou que a reunião também contará com a presença do ministro Ricardo Lewandowski e do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

“Na próxima quinta-feira (1°), nós vamos estar em Brasília, com o governador Rafael Fonteles, juntamente com o secretário Chico Lucas, para assinar um protocolo de intenção, com o Ministério da Justiça, repassando o nosso projeto de celular. O MJ vai repassar para outros estados”, adiantou o delegado.

O protocolo de recuperação de celulares roubados, implementado pelo Piauí, foi incorporado ao programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça, após repercussão nacional das ações exitosas da polícia civil piauiense.

“O nosso projeto de devolução de celulares é pioneiro. Ficou nacionalmente conhecido pela sua eficácia. Nesses sete primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, estamos com uma redução de 41% no roubo de celulares em Teresina”, concluiu.