Governo do Piauí propõe auxílio financeiro de R$ 80 milhões à Equatorial

20/08/2024 17h16


Fonte ClubeNews

O Governo do Piauí encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) o Projeto de Lei para conceder subvenção econômica no valor de R$ 80 milhões à empresa Equatorial. O requerimento foi lido na sessão plenária desta terça-feira (20).

A subvenção é a transferência destinada a empresas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril para cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas.

Conforme a matéria, o auxílio seria para obras de reforço e suprimento energético às Subestações Ribeiro Gonçalves II e Uruçuí III. Além disso, os recursos deverão ser implementados na construção de uma nova linha de distribuição de energia.

“Seria para obras em conexão 138 kV com ampliação no sistema elétrico a partir da construção da nova subestação elevatória 69kV/138 kV em Ribeiro Gonçalves, construção de 107,5 km de linha de distribuição em 138 kV, construção da nova subestação Uruçuí III e implantação de reguladores de tensão, bancos de capacitores e reatores, dentre outros equipamentos necessários”, informou o texto.

O Executivo explica que a ajuda é importante para a “implantação do Complexo Industrial de Uruçuí, propiciando o desenvolvimento econômico e industrial da região e a geração de emprego e renda, à medida que o fornecimento de energia elétrica de qualidade fomentará a produção industrial já iniciada pela instalação de novos investidores na região”.

Após a leitura na sessão, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, após parecer favorável, é distribuído entre as comissões técnicas da Casa. Caso seja aprovada, a matéria é encaminhada ao Plenário para apreciação dos demais parlamentares.