Gustavo Neiva afirma que OAB-PI pediu a interdição do Zoobotânico
26/11/2019 15h38Fonte Alepi
Imagem: AlepiGustavo Neiva
O deputado estadual Gustavo Neiva (PSB), em sua fala no tempo de dois minutos desta terça-feira (26), afirmou que a Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Piauí, entrou com um pedido de interdição do Parque Zoobotânico de Teresina, devido a péssima situação em que se encontra o local.
O parlamentar disse ainda que recebeu a denúncia de que animais teriam fugido do Parque, por falta do conserto da bomba que alimenta a lagoa artificial onde os macacos habitavam.
“A partir dessa denúncia eu e a deputada Teresa Britto (PV), fizemos uma visita ao Parque Zoobotânico, e além de ser confirmada a informação de que os macacos teriam fugido, constatamos o abandono pelo qual passa o Parque”, disse Gustavo Neiva, acrescentando que os teresinenses são carentes de parques, para os finais de semana.
O parlamentar relatou que os animais existentes no local estão sem abrigos adequados e expostos ao sol e chuva, diariamente, além de lixo acumulado e banheiros inadequados para o uso. “Hoje, pela manhã, constatei que a Comissão de Direitos da OAB entrou com um pedido junto ao Ministério Público (MP) de interdição do Parque Zoobotânico”, reafirmou.
O deputado disse ainda que na explicação do do presidente da Comissão de Direitos do Consumidor, fica entendido que o cidadão paga uma taxa ao entrar no Parque, e que os direitos do cidadão estão sendo lesados. Ou seja, o ambiente do Parque está insalubre para visitação e também para os animais.
“Quero me solidarizar com a OAB e dizer que a situação do Parque Zoobotânico é calamitosa. E inclusive, fizemos uma conta, onde constatamos que o Parque arrecada cerca de quatro a cinco mil reais, por cada final de semana. E fomos informados que um funcionário da Secretaria do Meio Ambiente passa lá, no domingo à tarde e recolhe todo esse dinheiro, e nada fica para o Parque fazer a manutenção dos recintos”, acrescenta.
Registros - O deputado Franzé Silva (PT) fez dois registros no tempo de dois minutos. Um deles foi sobre a audiência pública, realizada na manhã de ontem, no Cine Teatro da Casa, bastante prestigiada. O parlamentar discorreu sobre a importância do evento, que tratou da manutenção da principal fonte de financiamento da educação no Brasil que é a manutenção do FUNDEB, que tem previsão para término, no final de 2020.
“Desse encontro, nós iremos fazer uma carta e vamos pedir a subescrição de todos os deputados desta Casa e de toda a bancada Federal. Porque entendemos a importância de ter a educação pública, com essa fonte de recurso, que foi o que fez evoluir a educação, desde o Govenr4o Lula”. O segundo registro feito pelo deputado foi em relação a situação do Parque Zoobotânico, relatada pelo deputado Gustavo Neiva.
“Considero o Parque Zoobotânico a principal área de lazer. Sou frequentador do Parque de longas datas e me unirei ao líder da oposição, no sentido de buscar, junto a Secretaria do Meio Ambiente e da Fazenda, recursos imediatos para fazer a manutenção emergencial e um plano de atenção a essa importante área público do estado do Piauí”.
Quitação - “Só para registrar e agradecer ao governador em exercício, ao governador Wellington Dias, aos secretários Werbert e Rafael, por terem quitado, na semana passada, 7, 2 milhões, referente a parcela restante do Garantia Safra”, comentou o deputado Francisco Limma (PT), durante os pequenos avisos.
Segundo ele, o ato de quitação irá beneficiar cerca de sessenta mil agricultores que estão na região semiárida, onde o agricultor, o município e o Estado contribuem e o Governo Federal, que libera aproximadamente oitocentos e cinquenta reais, por cada agricultor, que vive na área.
O parlamentar falou ainda sobre uma matéria, que segundo ele, faz referência a uma melhoria de vida de cerca de 26 famílias que vivem na comunidade Moreira, localizada na parte da trás da Barragem do Genipapo e onde foi implantado um projeto de piscicultura, com o apoio do FIDA, e ainda de um projeto coordenado pela Secretaria da Agricultura familiar, na região do município de Dom Inocêncio com São João do Piauí, que vem comercializando peixes, em feiras locais.