Gustavo Neiva critica privatização da Agespisa

07/11/2024 09h30


Fonte Alepi

O deputado Gustavo Neiva (PP) criticou, na sessão plenária de terça-feira (5) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a privatização da Agespisa (Empresa de Águas e Esgotos do Piauí). Ele argumentou que a empresa vencedora não cumpriu as metas na cidade de Teresina e não acredita que ela será eficiente no restante do estado.

O deputado disse que o processo de privatização tocado pelo governo de Rafael Fonteles (PT) não levou em consideração a opinião e argumentos dos municípios piauienses discordantes.

“Várias cidades não concordam com a privatização do sistema: Parnaíba, Campo Maior, Floriano. São várias cidades. Foi um sistema adotado pelo Governo do Estado sem ouvir essas cidades que têm outra ideia. Até porque a concessão é dos municípios, e o Estado tem apenas a subconcessão”, disse.
Imagem: AlepiGustavo Neiva critica privatização da Agespisa.(Imagem:Alepi)Gustavo Neiva critica privatização da Agespisa.

Gustavo Neiva mostrou na tribuna da Alepi que Grupo Aegea, vencedora da privatização e que também detém o direito sobre o serviço em Teresina pela Águas de Teresina, foi autuada pelo descumprimento de índices acordados.

“Se essa empresa, administrando o filé, que é a cidade de Teresina, está longe de cumprir o que ela própria propôs quando foi assinado o contrato, com cerca de 10% de déficit, imagina o Governo comemorar que daqui a 10 anos o abastecimento e esgotamento vai estar 100% contemplado”.

O parlamentar qualificou a privatização da Agespisa como uma tragédia, pois as empresas públicas têm fim social e são ainda mais importantes quando trabalham com um item fundamental para a vida, que é a água.

“A Agespisa, sem dúvida nenhuma, marcou o nosso estado com muito trabalho, com corpo técnico de primeira qualidade, engenheiros, técnicos, funcionários, que trabalharam em prol do desenvolvimento do Piauí”, disse.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: estado, cidades, agespisa